62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
A CULTURA JAPONESA E OS DEKASSEGUIS BRASILEIROS: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA PROVÍNCIA DE GIFU
Mônica Saemi Okabe 1
Leconte de Lisle Coelho Junior 1
1. Faculdade Integrada Tiradentes/ FITS
INTRODUÇÃO:
Por volta dos anos 1980 com a expansão comercial japonesa, o país necessitou de mão-de-obra para preencher brechas em diversos setores empresariais. Os chamados dekasseguis ("trabalhadores estrangeiros") provenientes do Brasil passaram a ser a terceira maior força de trabalho estrangeira neste país. Desde então, brasileiros de ascendência nipônica estabeleceram uma conexão duradoura com o extremo oriente na busca de melhores condições de vida. Levando-se em consideração que existem cerca de 300 mil brasileiros e seus descendentes diretos vivendo nesta nação, considerou-se a necessidade de realizar uma pesquisa que abrangesse alguns aspectos de sua vida no estrangeiro. Nesta apresentação, resolveu-se enfocar a descrição das diversas facetas da mídia nipônica como possível fonte de entretenimento para estes brasileiros e também como matriz constituinte de sua identidade social.
METODOLOGIA:
A pesquisa se desenvolveu com 26 informantes dekasseguis de quatro cidades (Ogaki, Tarui, Kani e Inaie) moradores na província de Gifu, região central do Japão. A autora realizou a coleta de dados com um questionário semi-aberto com 12 itens que versava sobre as preferências dos mais diversos tipos de mídia (impressa, áudio, televisiva e virtual), na cidade de Ogaki, reduto de dekasseguis brasileiros. A amostra contou com a média de idade de 35,5 anos (DP= 1,16). Destes participantes, 69,23% são do sexo masculino. A escolaridade se distribuiu da seguinte maneira: 15,38% possuem o 1° de ensino, 34,61% têm o 2° de ensino e 19,23% possuem o 3° (sendo que 3,84% têm o 1º incompleto, 19,23% possuem o 2º incompleto e 7,69% possuem o 3° de ensino parcialmente realizado). A coleta de dados foi realizada com a utilização de um termo de compromisso garantindo o anonimato dos informantes (modelo seguindo a resolução 196/96 do Ministério da Saúde) quando da exposição dos resultados à comunidade científica.
RESULTADOS:
Como resultados obtidos têm-se que a televisão é o veículo de comunicação mais utilizado com 41,91% das respostas dos informantes e os eventos (culturais, festivais, animencontros, etc.) com 16,64% do respondido. Por outro lado, nenhum informante definiu que os jornais impressos são uma importante fonte de informação, o que mostra a dificuldade em dominar a leitura do idioma japonês. Dentre os programas de televisão mais assistidos, o noticiário é o tipo que mais possui adesão com 46,15% das respostas, seguido pelos animes. 10% reportaram não assistir nenhum programa, enquanto o show busines, novelas e musicais, têm 8,33% para ambos os primeiros e 6,64% para os últimos. No que diz respeito à música japonesa, 65,38% dos respondentes reportou que tem o costume de escutar música nipônica, sendo que o estilo j-pop ("japanese - pop") é o de maior preferência com 31,70%, e o enka (música tradicional) é o segundo mais ouvido com 24,39% das respostas. Foi questionado no instrumento se os informantes freqüentavam algum Matsuri ("festival folclórico japonês"), ao que 69,23% responderam positivamente, mostrando certa integração à cultura local. Por fim, foi questionado se eles possuíam algum ídolo na mídia japonesa, ao que 73,08% responderam negativamente.
CONCLUSÃO:
Ao fim, percebe-se que embora os dekasseguis brasileiros sejam consumidores da mídia japonesa, através da televisão e de seu subproduto: os desenhos animados, não há um vínculo sólido entre ambas as partes. Mesmo com relação ao noticiário, programa mais atraente para esta amostra, não se chega à metade da preferência do grupo estudado. Isto possibilita compreender que os dirigentes do sistema midiático japonês não reconhecem atualmente o público brasileiro local como um filão de consumidores, talvez por conta das últimas e sucessivas crises financeiras que diminuíram o poder aquisitivo deste grupo social. A internet que surge com 3,25% das respostas também não é um foco midiático de lazer nesta amostra, por se tratar de Home Page em idioma japonês Por outro lado, reconhece-se que a programação repassada ao público em geral pode atender às necessidades dos momentos de descanso destes dekasseguis. Isto se cristaliza principalmente no que concerne à televisão e festivais de folclore, o que pode fortalecer razoavelmente a noção destas pessoas como um grupo relativamente coeso inserido na cultura japonesa.
Palavras-chave: Japão, Mídia, Dekasseguis.