62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
MONITORAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORIUNDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Ítalo Vale Monte Júnior 1
Elcio Correia de Souza Tavares 2
1. Depto. de Engenharia Civil, Universidade Potiguar - UnP.
2. Depto. de Engenharia Civil, Universidade Potiguar - UnP.
INTRODUÇÃO:

Neste trabalho estudamos a geração de resíduos sólidos oriundos da construção civil, tendo em vista que estes representam um percentual significativo dos resíduos sólidos produzidos em áreas urbanas. Seu objetivo é monitorar os resíduos sólidos oriundos da construção civil de dois empreendimentos de médio porte em Natal/RN, visando qualificá-los e quantificá-los, além de mensurar os resíduos gerados com potencial reciclável, criar alternativas técnicas e econômicas ao aperfeiçoamento da cadeia produtiva da construção e calcular os custos operacionais envolvidos no gerenciamento dos resíduos sólidos.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa foi desenvolvida através do monitoramento e análise laboratorial dos resíduos sólidos gerados nos canteiros de obra de dois empreendimentos de uma construtora em Natal/RN, chamados neste estudo de empreendimentos 1 e 2.A coleta de dados em campo foi feita através das informações contidas nos CTR´s (Controle de Transporte de Resíduos), ao longo de todo período de execução dos empreendimentos. Essas informações foram tabuladas em planilha e os gráficos com a geração de resíduos sólidos por classe, produzidos conforme a resolução no 307 do CONAMA.Os resultados obtidos são válidos para o setor de edificação com tipologia vertical, possibilitando análises e projeções quanto ao volume de resíduos sólidos gerados em empreendimentos a serem construídos.Os ensaios laboratoriais foram realizados com o objetivo específico de verificar se o bloco para alvenaria de vedação produzida com argamassa, a partir do resíduo sólido classe A como agregado miúdo, atende aos padrões normativos da ABNT quanto à resistência à compressão e absorção de água, possibilitando sua utilização nas mesmas condições do bloco produzido com argamassa de agregado natural.

RESULTADOS:

O empreendimento 1 que está concluído gerou a totalidade de 2.415 m³ de resíduos sólidos, sendo 2.065 m³ do resíduo classe A, 70 m³ do resíduo classe B e 280 m³ do resíduo classe C, totalizando o custo direto de R$ 33.292,00 (trinta e três mil, duzentos e noventa e dois reais), apenas com a remoção das caçambas de tira-entulho. O empreendimento 2 que iniciou suas atividades em outubro/2009 gerou 25 m³ de resíduos sólidos em 2009, sendo 15m³ de resíduo classe A e 10m³ de resíduo classe B. Em 2010, este mesmo empreendimento, gerou no mês de janeiro, 20m³ de resíduo sólido, sendo 15m³ de resíduo classe A e 5m³ de resíduo classe B.

CONCLUSÃO:

O volume de resíduo sólido gerado no empreendimento 1 está composto de 85% de resíduo sólido classe A (2.065 m³), 3% de resíduo sólido classe B (70 m³) e 12% de resíduo sólido classe C (280 m³). Não foi gerado o resíduo sólido classe D. A distribuição qualitativa mostra que 88% de todo resíduo sólido gerado no empreendimento 1 poderia ser reciclado, o que diminuiria o impacto causado, no que se refere à disposição de resíduo sólido no meio ambiente, além de possibilitar a economia na cadeia construtiva tendo em vista que a geração desse resíduo representa um custo direto para a construtora.O índice de geração de resíduo em relação à área construída (22.400 m²) do empreendimento 1 foi de 0,140 ton/m².

Os ensaios laboratoriais com o resíduo sólido classe A estão em andamento e mostram resultados compatíveis com o agregado natural. Foram realizados os ensaios de massa específica pelo frasco de Chapman no agregado reciclado, sendo obtido o resultado de 2,538g/cm³ e densidade aparente do agregado (massa unitária), sendo obtido o resultado de 1,551g/cm³.
Palavras-chave: Monitoramento de Resíduos Sólidos, Resíduos da Construção Civil, Reciclagem de resíduos da construção.