62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
OCORRÊNCIA, MORFOLOGIA E BIOMETRIA DE FRUTOS E SEMENTES DA Copaifera multijulga HAYNE EM RONDÔNIA, BRASIL. 
Marcelino Pereira da Silva 1
Hilton de Paula Cordeiro 2
Paulo Sérgio Moura 2
Andreza Pereira Mendonça 2
Maria Elessandra Rodrigues Araújo 2
Rita Morgana Souza de Melo 3
1. Universidade Federal de Rondônia- UNIR
2. Licenciatura em Química, Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná - IFRO
3. Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA
INTRODUÇÃO:

O gênero Copaifera é composto por 82 espécies. No Brasil ocorrem pelo menos 21 espécies, cinco na Amazônia brasileira: C duckei Dwyer, C. glycycarpa Ducke, C. multijuga Hayne, C. officinalis (Jacq.) L e C. guianensis Ducke. As espécies desse gênero são consideradas de uso múltiplo devido o uso da madeira pela indústria de compensado e o óleo-resina utilizado pelas indústrias de vernizes e tintas, como biodiesel, de fitoterápico ou cosméticos. A identificação botânica é importante para o manejo adequado do recurso e uso pelas indústrias de cosméticos e fitoterápicos.  Portanto, o objetivo do trabalho foi descrever as características morfológicas e biométricas dos frutos e sementes da C. multijulga e suas áreas de ocorrência na Amazônia brasileira.

METODOLOGIA:

Foram coletadas frutos e sementes de copaíba em duas ilhas as margens do Rio Machado, município de Ji-Paraná, coordenadas: 10°54'39.18"S, 61°56'35.49"W. O material coletado foi identificado como Copaifera multijuga Hayne a partir das características morfológicas das folhas, fruto e sementes. A ocorrência da copaíba (Copaifera multijuga Hayne) na Amazônia foi levantada a partir das exsicatas depositadas no herbário do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA. No Laboratório de Sementes do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, foi realizada a biometria de 60 frutos e sementes com auxílio de um paquímetro digital. Verificou-se também o teor de água de 50 sementes. As sementes foram colocadas em estufa com circulação forçada de ar à temperatura de 105oC, até atingir peso constante.

RESULTADOS:

Os frutos da copaíba são do tipo legume, inicialmente amarelo vermelho, tornando marrom-escuro na maturação. Os frutos se abrem totalmente por intermédio de uma sutura longitudinal invaginada, pericarpo lenhoso, levemente corrugado e glabro, composto por duas valvas. Os frutos apresentaram peso médio de 2,71 g (4,48 a 1,44 g), comprimento médio de 3,06 cm (3,6 a 2,6 cm), largura média de 2,15 cm (2,4 a 1,8 cm) e espessura media de 1,5 cm (1,8 a 1,3 cm). As sementes possuem um arilo espesso, amarelo intenso, carnoso, envolvendo mais da metade da semente. Sementes têm formato elipsóide de coloração preta, opaca e de consistência firme, testa membranácea a coriácea e glabra. O peso médio de uma semente é de 0,95 g (1,53 a 0,36 g), sendo um quilograma composto em média por 1.106 de sementes. As sementes possuem comprimento médio de 1,48 cm (2,51 a 1,12 cm), largura média 1,03 cm (1,62 a 0,81 cm) e espessura média de 0,9 cm (2,08 a 0,7 cm), com um teor de água médio na base úmida de 132,10%. A C. multijuga Hayne ocorre no Brasil e na Bolívia. Na Amazônia brasileira, vai desde a Amazônia central até o extremo ocidental, estendendo-se a sudoeste dessa região, foi encontrada no leste do Pará, amplamente distribuída no Amazonas, no nordeste e sul de Rondônia e a noroeste de Mato Grosso.

CONCLUSÃO:

 A C. multijulga pode ser diferenciada das demais espécies pelas características morfológicas dos frutos e sementes. Na região norte, não houve registro nas exsicatas no herbário da espécie nos Estados do Amapá, Acre e Roraima.

Palavras-chave: copaíba, sementes florestais, fitogeografia.