62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
PRESENÇA DE COMÉRICIO DE ALIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR: O NUTRICIONISTA EM FOCO
Juliana Oliveira de Sobral 1
Alicinez Guerra Albuquerque 1
Yolanda Sampaio Peixoto 1
1. Secretaria Estadual de Educação - PE
INTRODUÇÃO:
A presença do comércio de alimentos acarreta uma redução do consumo da merenda escolar, propiciando o aparecimento de doenças nos escolares (cárie dental, diabetes, hipertensão, obesidade). Daí surgiu a ideia de incentivar a retirada deste tipo de comercio nas escolas, que por sua vez, apresenta alimentos não saudáveis. Então, vem sendo realizado nas escolas estaduais por profissional nutricionista, a conscientização de gestores escolares para retirada ou a não permissão de comércio de alimentos, seja existência de cantinas dentro das escolas ou vendedores ambulantes de alimentos na sua área externa. O objetivo deste trabalho é verificar a presença de comércio de alimentos na área interna e externa das escolas da rede estadual da Gerência Regional Metropolitana Norte da cidade do Recife, Pernambuco, a fim de contribuir com o trabalho realizado por nutricionista de incentivo para a não existência de comércio de alimentos no âmbito escolar.
METODOLOGIA:
Tipo e área de estudo: Pesquisa transversal, realizada nas escolas estaduais da Região Metropolitana Norte da cidade do Recife, Pernambuco. População de estudo: 66 escolas estaduais, selecionada por meio de amostra aleatória. Período do estudo: Meses de junho de 2009 a fevereiro de 2010. Unidade de análise: Relatórios das escolas. Técnica de Coleta: Os dados foram obtidos de fonte secundária, por meio de relatórios de visitas técnicas realizadas por nutricionista nas escolas. Análise dos dados: O processamento de dados foi realizado no Excel 2000. Considerações Éticas: Houve consentimento do gestor da merenda escolar em divulgar as informações referentes a esse trabalho.
RESULTADOS:
De acordo com os resultados obtidos observa-se que 57,5% das escolas não possuíam presença de comerciantes de alimentos tanto na área externa como interna das escolas, por outro lado existe uma prevalência de 9% de existência dos mesmos em ambas as áreas das escolas, 31,8% das escolas apresentam esses comerciantes na área externa e 1,5% na área interna. É notável que o trabalho de incentivo a retirada de comércio de alimentos das escolas pesquisadas está sendo realizado de forma efetiva, pois sua maioria não possui este comércio. Verifica-se uma quantidade significativa de escolas que ainda permanecem com os vendedores ambulantes de alimentos na área externa das mesmas. Este fato acontece provavelmente pela inação ou ausência de controle dos gestores com relação ao comércio externo, que acontece nas calçadas das escolas.
CONCLUSÃO:
Foi observado que a maioria das escolas não apresenta comércio de alimentos, porém uma parcela importante está presente na área externa das mesmas. Então, faz-se necessário que o controle e monitoramento da presença deste comércio de alimentos no ambiente escolar sejam realizados de forma permanente, a fim de extinguir a presença desse comércio, contribuindo para adesão da alimentação escolar, de forma a promover a saúde dos escolares.
Palavras-chave: Comércio, Alimentos, Escolas.