62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
MORFOLOGIA E BIOMETRIA DE FRUTOS E SEMENTES DA Tectona grandis L.f.
Raíssa Fonseca Ferreira 1
Adrielen Moraes Corti 1
Ezequiel Tostes dos Santos Junior 2
Andreza Pereira Mendonça 2
Maria Elessandra Araújo Rodrigues 2
Rita Morgana Souza de Melo 3
1. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Engenharia ambiental
2. Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná - IFRO, Licenciatura em química
3. Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA
INTRODUÇÃO:

A espécie Tectona grandis, popularmente conhecida como teca, é uma essência florestal originaria das florestas tropicais de monção do sudeste da Ásia. A teca foi introduzida na região norte, a fim de cumprir com a reposição florestal obrigatória na legislação florestal aliado a qualidade de sua madeira como durabilidade, leveza e resistência ao ataque de térmitas e fungos. As características edafoclimaticas da região amazônica favoreceram o desenvolvimento da espécie, diminuindo o ciclo de corte. Para que os plantios tornem-se mais produtivos, faz-se necessário o uso de frutos e sementes de boa procedência, visto que o crescimento da muda e sua sobrevivência no campo depende da qualidade e vigor das sementes. Portanto, o objetivo do trabalho é descrever a morfologia e biometria de frutos e sementes de teca procedente do município de Ji-Paraná, Rondônia.

METODOLOGIA:

Foram coletados diásporos de teca em uma área de produção de sementes da empresa Madelyra, BR 364, km 4, município de Ji-Paraná, Rondonia.  Foi realizada a biometria de 60 frutos e sementes com auxílio de um paquímetro digital. Verificou-se também o teor de água das sementes. As sementes foram colocadas em estufa com circulação forçada de ar à temperatura de 105oC, até atingir peso constante. Devido à dureza do mesocarpo, o número de sementes por fruto foi obtido com auxilio de uma prensa manual. Foram realizadas descrições morfológicas dos frutos e sementes.

RESULTADOS:

Os frutos da teca são arredondados do tipo drupa, tetralocular, é esperado até quatro sementes, sendo uma por lóculo. O exocarpo possui uma película cerosa que se quebra com facilidade de coloração verde claro, tornando marrom-escuro na maturação. As sementes são protegidas pelo endocarpo e mesocarpo impermeáveis a água por uma camada de células paliçadicas, cujas paredes celulares são espessas e recobertas externamente por cutículas cerosa, o que torna a germinação lenta e irregular. Os frutos sem o exocarpo apresentaram peso médio de 0,70 g (0,38 a 0,99 g), comprimento médio de 14,0 mm (12,4 a 16,8 mm), largura média de 15,2 mm (17,5 a 12,4 mm) e espessura media de 13,9 mm (16,4 a 11,6 mm). As sementes têm formato elipsóide de coloração branca, consistência firme com pouco ou nenhum endosperma. O embrião é reto. As sementes possuem comprimento médio de 5,57mm (6,87a 4,35 mm), largura média de 3,46 mm (4,18 a 2,79 mm) e espessura média de 1,93 mm (2,32 a 1,03 mm), com um teor de água médio na base úmida de 10,63%. Há uma grande variação do tamanho dos frutos em relação a outros trabalhos consultados.

CONCLUSÃO:

A maioria dos frutos quebrados possuía duas sementes. As características do endocarpo e mesocarpo dos frutos dificultam e tornam a germinação irregular.  

Palavras-chave: teca, morfologia de sementes , produção de essências florestais.