62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
ANÁLISE QUALITATIVA E COMPARATIVA ENTRE MODELOS COSMOLÓGICOS ΛCDM, XCDM E DE QUINTESSÊNCIA
Diego Tavares de França 1
Rafael da Costa Nunes 2
Francisco Edson da Silva 3
1. Departamento de Geofísca - UFRN
2. Departamento de Física Teórica e Experimental - UFRN
3. Prof. Dr./Orientador - Escola de Ciências e Tecnologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
Os atuais resultados astronômicos observacionais apontam um Universo plano, em expansão acelerada e composto por cinco constituintes: radiação, neutrinos, matéria bariônica, matéria escura e energia escura. A energia escura é o componente responsável por acelerar a expansão do Universo e sua natureza e composição ainda são um mistério. Há na literatura diversos candidatos à energia escura, dentre eles, a constante cosmológica cujo modelo (ΛCDM) é o atual modelo cosmológico padrão da Cosmologia. Porém, o modelo ΛCDM possui diversos problemas teóricos e outros modelos também possuem bons candidatos à energia escura, como o modelo com matéria X (modelo XCDM) e o modelo de quintessência ou campo escalar.
METODOLOGIA:
Neste trabalho estudamos as equações básicas dos modelos cosmológicos acelerados e comparamos qualitativamente os modelos cosmológicos ΛCDM, XCDM e de Quintessência e suas descrições para a energia escura e para as atuais observações astronômicas.
RESULTADOS:
Ao analisarmos os modelos cosmológicos acelerados ΛCDM, XCDM e de Quintessência, a partir de seus equações básicas e resultados da literatura, pudemos verificar que eles estão de acordo com as principais observações astronômicas, como idade total do Universo, aceleração da expansão e parâmetro de curvatura nulo (Universo plano).
CONCLUSÃO:
Apesar do modelo ΛCDM ser considerado o principal modelo de energia escura, os modelos cosmológicos acelerados XCDM e de Quintessência também explicam muito bem a expansão acelerada do Universo e outras obsevações astronômicas atuais. 
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Palavras-chave: modelos comológicos, expansão acelerada, energia escura.