62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
A IMPORTÂCIA DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PARA A PRÁTICA DOCENTE
Estéfanni Mairla Alves 1
Marcela Landim Cavalcanti 1
Mayara Luiza Freitas Silva 1
Ana Ignez Belém Lima Nunes 1
Alessandra Silva Xavier 1
1. Universidade Estadual do Ceará / UECE
INTRODUÇÃO:

Aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que geram várias investigações e apresentam diferentes aspectos. Por isso, é importante compreender a maneira pela qual esses processos são concebidos e compreendidos pelos professores, o que repercutirá em sua prática pedagógica. Este é o principal elemento ao qual este trabalho se propõe a discutir, pesquisando as relações existentes entre o entendimento do professor sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento e como isto influencia na aquisição do conhecimento por parte dos alunos. Desse modo, tem-se como objetivo analisar a aprendizagem e o desenvolvimento com base na concepção e prática pedagógica do professor, mapear como esses processos foram construídos ao longo de sua formação e entender como essas concepções se refletem em sala de aula e repercutem nas ações do professor e na aprendizagem dos alunos.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. Foram selecionadas duas instituições da rede pública municipal de ensino, uma com índices altos de rendimento e outra com índices baixos, ambas tendo como critério avaliativo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. Os sujeitos participantes foram professoras que atuam de 1ª a 4ª série do ensino fundamental das escolas estudadas. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com foco a partir da Psicologia sócio-histórica e cultural de Vigotsky, teoria norteadora da pesquisa. Foi feita uma pré-testagem para adequação dos instrumentos à realidade dos sujeitos e da escola. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas que ocorreram na escola (gravadas e transcritas na íntegra) e observações semanais das práticas das professoras em sala de aula, com base em roteiro estruturado. O programa informático NUDIs*t deu suporte à organização dos dados, auxiliando a articulação entre a teoria e os dados obtidos. Ao final, esses dados foram levados às professoras participantes para que pudessem confirmar se as interpretações do pesquisador foram coerentes com o que queriam expressar, validando a análise dos dados.
RESULTADOS:

Constatou-se, através das pesquisas de campo, que as professoras não obtiveram apropriação adequada do significado de cada teoria psicológica voltada à educação e que acabam por fazer uma mistura entre as diversas teorias, algumas delas até conflitantes, o que acarreta em prejuízo ao ensino. Isso remete a uma falha na formação docente, seja por disciplinas de psicologia insuficientes, seja pela atuação do professor formador ou por não conseguirem apreender o grande leque de teorias de maneira coerente. Percebe-se então que a formação docente aparece como elemento importante a ser considerado na aprendizagem, a partir da reflexão sobre suas aprendizagens e as concepções que as orientam. O professor também necessita pensar a si como aprendiz, conscientizando-se de que seu processo de aprendizagem como adulto relaciona-se com sua intervenção na aprendizagem do aluno. Os resultados apontam como elemento importante para o aprender docente a necessidade de diferentes estratégias formativas no âmbito escolar que diversifiquem os tipos de aprendizagens e possibilitem ao professor refletir sobre elas. Isto lhe permitirá perceber que seu desenvolvimento como pessoa e como profissional está profundamente articulado, pois como sujeito histórico ele está em permanente transformação.

CONCLUSÃO:

Foi possível perceber a deficiência na aquisição dos conceitos de aprendizagem e desenvolvimento no processo de formação docente. Seja pela dificuldade de apreender as diversas teorias existentes, seja pela insuficiência das disciplinas de psicologia formadoras. Isso reflete na aquisição do conhecimento por parte dos alunos, comprometendo o processo de ensino. As professoras acabam por mesclar teorias conflitantes e o não sucesso desse método leva as professoras a não acreditarem na eficácia da teoria. É importante para o professor pensar em si mesmo como aprendiz, percebendo a relação entre sua formação continuada, a importância que ele deve dar às teorias e sua aplicabilidade e a repercussão disso na aprendizagem de seus alunos. Uma vez que o professor age como mediador da aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento do pensamento frente ao problema imposto. Também é importante para o professor perceber a articulação entre seu desenvolvimento pessoal e profissional. A aprendizagem contínua proporciona o desenvolvimento e as conseqüentes ações diferenciadas em sala de aula, contribuindo para a melhoria da aprendizagem. O ser humano é pensado, assim, como sujeito histórico e social em transformação permanente.

Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP
Palavras-chave: Aprendizagem, Desenvolvimento, Atuação docente.