62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
ANÁLISE DO VOLUME DE COMERCIALIZAÇÃO DA BANANA COMPRIDA NA CEASA/AL NOS ANOS DE 2008/09.
Kleyton Danilo da Silva Costa 1
Alonso Barros da Silva Júnior 1
Paulo Ricardo dos Santos 1
Everton Talvanes Barros de Almeida 1
Jair Tenório Cavalcante 1
André Maia Gomes Lages 2
1. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas / UFAL
2. FEAC, Universidade Federal de Alagoas / UFAL
INTRODUÇÃO:
Atualmente, a banana (musa spp.) é a fruta mais produzida e consumida no mundo. A produção mundial de banana é aproximadamente 58,69 milhões de toneladas. O Brasil está classificado como o segundo maior produtor, ficando atrás somente da Índia, país cuja produtividade é duas vezes maior. A produção brasileira chegou a 6,3 milhões de toneladas em 2000. Os Estados da região Nordeste concentram a maior produção com 212,5 milhões de cachos, contribuindo com 38,46 % na produção nacional. No processo de comercialização a etapa do transporte destaca-se como uma das mais importantes. A produção brasileira de banana, quando está destinada ao mercado interno, comumente é transportada de forma inadequada, ocasionando perdas substanciais na fase de comercialização e o rebaixamento no padrão de qualidade da fruta. Nas Regiões Norte e Nordeste, o intermediário que transporta o maior volume da produção, com destino aos grandes centros consumidores, não o faz adequadamente, em síntese, os cachos ou pencas são amontoadas diretamente nas carrocerias dos caminhões sem nenhuma proteção. Este trabalho objetivou avaliar o volume de comercialização da banana comprida, na CEASA/AL entre o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2009.
METODOLOGIA:
Este estudo foi realizado com base no volume de comercialização da banana comprida na Central de Abastecimento de Alagoas S/A - CEASA/AL nos anos de 2008 e 2009, sendo aproveitados os dados encontrados no Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas (IDERAL) http://www.ideral.al.gov.br/. Os dados referentes ao volume de banana comprida comercializada na CEASA-AL, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2009, foram fornecidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento do Estado de Alagoas- IDERAL/ Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas. Diariamente é feito um controle na entrada dos principais produtos hortifrutigranjeiros comercializados nas dependências do IDERAL-CEASA-AL, onde são computados o volume e a procedência de cada produto. Os volumes mensais totais comercializados são obtidos pelo somatório das quantidades diárias computadas na planilha de coleta. Primeiramente, os dados foram todos trabalhados no Excel 2007, onde os dados coletados da CEASA foram separados em dados mensais, divididos por municípios fornecedores da banana comprida dentro do estado de Alagoas e vindos do Estado de Pernambuco, que é o único fornecedor de banana fora do Estado.
RESULTADOS:
A análise do mercado atacadista da CEASA-AL, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2009, indica que houve um aumento de 63,67% na quantidade comercializada, que passou de 316,188 t no ano de 2008, para 571,537 t no ano de 2009. Neste período, o maior incremento dos volumes transacionados ocorreu nos meses de janeiro a agosto de 2008 e em todo o ano de 2009. No ano de 2009 ocorreu a maior oscilação no volume de banana comprida comercializada, que variou de 23,971 t no mês de julho, para 69,845 t no mês de março. Neste mesmo ano, os meses com maior pico de banana comercializada foram março e abril, com um volume de 69,845 t e 62,999 t, respectivamente. A maior parte da banana comprida comercializada na CEASA-AL é originária do próprio Estado de Alagoas, responsável por 83,97% de todo o volume comercializado. O Estado de Pernambuco participa complementando os volumes ofertados com 16,03%.
CONCLUSÃO:
O Estado de Alagoas é responsável por 83,97% do volume de banana comprida comercializados na CEASA-AL nos anos de 2008 e 2009. A região do vale do Mundaú, com os municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú, é a principal fornecedora de banana comprida para a CEASA-AL nos anos avaliados, com uma totalidade de 508,045 t e 162,052 t respectivamente; em todo o período avaliado. A produção de banana comprida no Estado de Alagoas provém de pequenos produtores, com pouca expressão econômica e conduzida empiricamente. O Estado tem condições de auto-abastecer, contanto que seja propiciada a implantação ou expansão da cultura e seu beneficiamento. De modo geral, os produtores plantam sem um planejamento prévio e sem adoção de técnicas para melhor desenvolvimento da cultura. Não é demais mencionar que, o patrimônio solo não pertence apenas à atual geração de agricultores, por isso, o seu manejo de forma racional deve ser uma preocupação constante de toda a cadeia produtiva.
Palavras-chave: Banana, Comercialização, Volume.