62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ESTIMATIVA DA ÁREA FOLIAR DE AROEIRA (Myracrodruon urundeuva Allemao) UTILIZANDO DIMENSÕES LINEARES.
PAULO RICARDO DOS SANTOS 1
KLEYTON DANILO DA SILVA COSTA 1
EVERTON TALVANES BARROS DE ALMEIDA 1
LUCAS DA SILVA SANTOS 1
PAULO VANDERLEI FERREIRA 1
JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA MADALENA 1
1. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas/ UFAL
INTRODUÇÃO:
Myracrodruon urundeuva Allemão (Anacardiaceae), conhecida popularmente como aroeira, aroeira-do-sertão ou urundeúva, é uma espécie decídua, heliófita e xerófit). O porte da aroeira varia conforme a região de sua ocorrência, podendo atingir 30 m de altura. Geralmente, a espécie floresce entre julho e setembro, e a maturação dos frutos ocorre de setembro a outubro. Apresenta grande uso farmacológico, sua entrecasca possui propriedades antiinflamatórias, adstringentes, antialérgicas e cicatrizantes . As raízes são usadas no tratamento de reumatismo e as folhas são indicadas para o tratamento de úlceras. Nesse sentido a análise quantitativa do crescimento é o primeiro passo na avaliação da produção vegetal e requer informações que podem ser obtidas sem a necessidade de equipamentos sofisticados. A área foliar é uma característica difícil de ser mensurada, pois requer equipamentos caros ou técnicas destrutivas, torna-se muito importante à determinação de uma equação que possa estimar a área foliar das plantas a partir de valores, que podem ser obtidos de forma não-destrutiva. Realizou-se este estudo para determinar uma equação que permita estimar a área foliar desta espécie a partir de medidas de dimensões de comprimento e largura dos folíolos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no laboratório de Fisiologia Vegetal e Setor de Melhoramento de Plantas da Unidade Acadêmica Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA-UFAL), localizado nas coordenadas geográficas de latitude de 9°27'S, longitude de 35°27'W e uma altitude média de 127 m acima do nível do mar, com temperaturas médias: máximas de 29°C e mínima de 21°C, e pluviosidade média anual de 1.267,7 mm. O método baseou-se nas dimensões comprimento (C) e largura (L) dos folíolos. O comprimento foi definido como a distância entre o ponto de inserção do pecíolo no limbo do folíolo da extremidade oposta e a largura como a maior dimensão perpendicular ao eixo do comprimento. A área foliar (AF) foi calculada como o produto das duas dimensões, comprimento (C) e largura (L), e um fator de forma "f", como a seguir: AF = f x C x L. O fator de forma "f" foi determinado pela análise de regressão simples entre a área de uma amostra de folíolo e o produto de suas dimensões. Nesse caso, a reta ajustada ao conjunto de dados possui uma equação do tipo Y = bx, em que "b" corresponde ao fator "f". A área das folhas amostrados (243 unidades) foi determinada de forma direta, através de um integrador de área foliar LI3100 da LICOR
RESULTADOS:
Na análise de regressão da área do folíolo com o comprimento e a largura das folhas, realizadas separadamente, observaram-se menores graus de correlação (resultados não apresentados) do que aquela realizada com o produto das duas dimensões. Ao testar diferentes métodos para calcular a área foliar de morangueiro, por meio das dimensões das folhas em algodão, também concluíram que a utilização do comprimento e da largura estimou melhor a área dos folíolos e folhas, respectivamente. A análise de regressão foi estatisticamente significativa, pelo teste F. para p = 0,01, com elevados coeficientes de determinação (R2) e correlação (r).
CONCLUSÃO:
A área foliar da aroeira pode ser estimada com boa exatidão e excelente precisão a partir das dimensões de seus folíolos (AF= 0,8034xCxL).
Palavras-chave: Myracrodruon urundeuva Allemão, Estimativa, Dimensões lineares.