62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
BANCO ÓPTICO CONSTRUÍDO COM TUBOS E CONEXÕES DE PVC
Anderson Alves de Oliveira Júnior 1
José Carlos Xavier da Silva 2
Carlos Eduardo Leal 3
Marcelo Bomfim Corrêa 1
Luiz Felipe da Silva Barbosa 1
Natália dos Santos Dias 1
1. Instituto de Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
2. Prof./Orientador-Departamento de Eletrônica Quântica - Instituto de Física - UER
3. Prof. Dr.-Instituto de Engenharia - UERJ
INTRODUÇÃO:

Sabemos que o ensino de Física, tem se mostrado de grande dificuldade para alunos do ensino médio. Acreditamos que esta dificuldade pode estar localizada na falta de equipamentos experimentais, que auxiliem o aprendizado. Como exemplo, podemos citar o estudo da óptica geométrica que requer para sua experimentação, por uma questão de alinhamento, de um banco óptico e este, em geral, tem custo elevado. Assim, nesse trabalho confeccionamos um trilho óptico de baixo custo, fácil manuseio e feito de PVC, que possibilita a verificação de vários fenômenos da óptica geométrica.

METODOLOGIA:

Para a construção do trilho óptico usamos tubos de PVC de ½ (meia) polegada, ¾ (três quartos) de polegada e 1(uma) polegada, além de conexões variadas com as mesmas dimensões, todas do tipo rosca. Selecionamos 1(um) metro de tubo de PVC de ¾ (três quartos) de polegada, no qual, fizemos roscas em suas extremidades. Os apoios foram construídos usando conexões em formato T e conexões em formato L, todas unidas por pequenos pedaços de tubo, com rosca em suas extremidades.

RESULTADOS:

Observamos que o dispositivo construído pode ser ajustado para a realização de vários experimentos, tais como propagação retilínea da luz e lei de Snell.  Esses experimentos se tornaram possíveis pois o trilho óptico construído com PVC, pode ser regulado para proporcionar alinhamento de fontes de luz, no caso caneta laser, dando resultados precisos. Alguns experimentos executados verificaram perfeitamente os fenômenos ópticos envolvidos.

CONCLUSÃO:
O banco óptico construído durante este trabalho se mostrou prático, versátil, preciso e de baixo custo, possibilitando assim, que escolas de todas as categorias possam usá-lo em suas aulas de óptica geométrica alcançando o objetivo de um melhor ensino de Física através da experimentação.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
Palavras-chave: Banco Óptico, PVC, Óptica Geométrica.