62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 1. Oceanografia Biológica
PEIXES DA PESCA ESPORTIVA MARINHA COSTEIRA DE NATAL-RN
Geovanine Araújo Alves 1
José Garcia Júnior 2
Kátia de Meirelles Felizola Freire 3
1. Depto. de Oceanografia e Limnologia - DOL - UFRN
2. Depto. de Oceanografia e Limnologia - DOL - UFRN
3. Depto. de Oceanografia e Limnologia - DOL - UFRN
INTRODUÇÃO:

A pesca esportiva no Brasil tem se destacado a cada ano com a formação de novos clubes de pesca e com o aumento da procura pela atividade por desde crianças até idosos e mulheres. Uma das características da pesca esportiva do Brasil é a realização de campeonatos de pesca promovidos principalmente por clubes de pesca. Um destes clubes mais organizados no país é o Pâmpano Esporte Clube (PEC), fundado e estabelecido em 1954 na cidade do Natal-RN (Freire 2009). O PEC é o segundo clube de pesca mais antigo do nordeste, e atualmente é o maior dos cincos clubes do Estado do Rio Grande do Norte. Porém mesmo com toda mobilização e organização existente pelo PEC com o campeonato de pesca, não existe um registro preciso das espécies de peixes que são capturadas nas etapas do evento. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo gerar informações taxonômicas e biológicas básicas sobre os peixes capturados durante o campeonato de pesca.

 

METODOLOGIA:

Entre março a dezembro de 2009 foram acompanhadas 16 etapas do campeonato de pesca esportiva marinha costeira do PEC. Cada etapa teve duração média de quatro horas e contou com a participação de cerca de 40 pescadores amadores. Os peixes capturados foram medidos (comprimento total, medida que vai da ponta do focinho até a extremidade dos raios mais longos da nadadeira caudal) e pesados no local de cada etapa com o auxílio de ictiômetros e balanças de mão. Alguns exemplares foram levados ao Laboratório do Departamento de Oceanografia e Limnologia (DOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a realização da identificação taxonômica. As principais referências bibliográficas utilizadas na identificação foram: Figueiredo & Menezes (1978, 1980, 2000), Menezes & Figueiredo (1980, 1985), Carvalho-Filho (1999), Lessa & Nóbrega (2000) e Carpenter (2002). Os exemplares foram acondicionados em freezers para futuro depósito na coleção do museu do DOL. O nome comum das espécies capturadas foi dado por um dos pescadores com maior experiência do campeonato.

RESULTADOS:

Dos 6401 peixes capturados foram identificadas 98 espécies, sendo os dez peixes mais freqüentes: Pomadasys corvinaeformis (Coró branco) com 2.838 exemplares, Netuma couma (Bagre branco) com 927 exemplares, Lycengraulis grossidens (Arenque) com 459 exemplares, Polydactylus virginicus (Barbudo) com 233 exemplares, Conodon nobilis (Coró amarelo) com 222 exemplares Menticirrhus littoralis (Judeu) com 210 exemplares, Aspistor sp. (Bagre amarelo) com 170 exemplares Sphoeroides testudineus (Baiacú) com 155 exemplares Eucinostomus sp. (Carapicu preto) com 148 exemplares, Anisotremus surinamensis (Pirambú) com 106 exemplares. De acordo com Carvalho-Filho (1999), estas espécies são encontradas nas águas próximas a praias e com pouca profundidade. Sendo assim, era de se esperar sua captura pela pesca esportiva, já que esta ocorre neste ambiente. Nós verificamos que a freqüência de captura de algumas espécies se correlacionou com a proximidade do local da etapa do campeonato com um ambiente estuarino. Como exemplo, as maiores capturas de P. corvinaeformis foram registradas em praias localizadas ao lado de estuários.

 

CONCLUSÃO:

O presente trabalho registrou a ocorrência de 98 espécies de peixes nas capturas do campeonato de pesca do Pâmpano Esporte Clube de Natal-RN. Até então as espécies eram registradas somente por seu nome comum e sem uma corroboração de seu táxon científico. A partir deste trabalho nós esperamos associar o conhecimento popular com o conhecimento científico de forma aumentar a qualidade do registro desta atividade. A pesca esportiva está cada vez mais em destaque na atividade pesqueira da cidade do Natal e cada ano aumenta o número de participantes. Sem o conhecimento básico da identificação das espécies capturadas pela pesca esportiva não é possível a criação de medidas de acompanhamento e controle desta atividade. Dessa forma, nós esperamos que a continuidade deste trabalho produza as informações básicas necessárias para a conservação das espécies de peixes capturadas, bem como a preservação da pesca esportiva como atividade popular.

 

Instituição de Fomento: UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (REUNI-2009)
Palavras-chave: Peixes, Pesca esportiva, Natal-RN.