62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
PERCEPÇÕES DOS PACIENTES DE UM HOSPITAL REGIONAL DE MOSSORÓ/RN ACERCA DO PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO.
Edilson Fernandes da Silva Júnior 1
Alcivan Nunes Vieira 2
Diêgo Henrique Jales Benevides 1
Fernando Augusto Alves de Mesquita 1
José Jales de Azevedo 1
1. Acadêmicos do 9º Período do Depto.de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem - UERN
2. Prof. /Orientador - Depto.Enfermagem - UERN
INTRODUÇÃO:
O trabalho do enfermeiro constitui uma prática que é determinada histórica e socialmente pelo contexto no qual está inserido. O presente estudo trata de um problema observado na realidade dos serviços de saúde no qual se percebe que o paciente da instituição hospitalar tem dificuldades em identificar o papel do enfermeiro, pois esse profissional despende grande parte do seu tempo no desempenho de atividades burocráticas e administrativas referentes à organização do serviço como um todo. Dessa forma, os seus processos de trabalho acabam sendo negligenciados dentro do conjunto das ações em saúde, comprometendo a efetivação do cuidado em enfermagem. Diante disso, temos o objetivo de identificar quais as percepções dos pacientes do referido hospital tem acerca do processo de trabalho do enfermeiro, assim como observar como o paciente diferencia as três categorias profissionais da enfermagem. Tal pesquisa vem colaborar, tendo em vista que avaliará a qualidade da assistência a partir de referenciais sobre o cuidado, a integralidade, atenção efetiva ás necessidades dos usuários e, principalmente, a percepção do paciente sobre seu processo de trabalho.
METODOLOGIA:
O presente estudo é do tipo descritivo de abordagem qualitativa. Assim, utilizamos para instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada cuja realização se deu na Clinica Médica de um Hospital Regional na cidade de Mossoró/RN. Para analisar os dados coletados foi utilizada a Analise de Discurso de Orlandi(2005). Atendendo a resolução 196/96, essa pesquisa foi apresentando ao Comitê de Ética da UERN.
RESULTADOS:
Os pacientes, de uma forma geral, não sabiam que a Enfermagem possui categorias diferentes de trabalho, assim como não souberam distinguir quais eram esses profissionais entre si e suas respectivas atribuições. A Enfermagem é percebida como subordinada á Medicina; seu trabalho é percebido essencialmente em sua dimensão técnica, com a característica de ser pontual e fragmentado,ou seja, visava apenas os procedimentos técnicos, não sendo desenvolvido o processo de trabalho do Enfermeiro em sua totalidade.
CONCLUSÃO:
Diante do observado na pesquisa, a Enfermagem, apesar de defender que é uma profissão de cunho científico, que possui um corpo de conhecimento próprio, que é uma profissão autônoma dentro do âmbito hospitalar; isso não reflete a realidade pesquisada, pois a prática do enfermeiro está voltada para realização de trabalhos administrativo-burocráticos voltada para a consecução de objetivos institucionais e desvinculada do cuidado, comprometendo a execução dos processos de trabalho em enfermagem, como também a viabilização de uma assistência integral e resolutiva, negando inclusive o direito do paciente em saber quem está cuidando dele e negligenciando a importância do trabalhador enfermeiro no âmbito hospitalar.
Palavras-chave: Processo de Trabalho do Enfermeiro, Objetificação do Cuidado, Percepções dos Pacientes.