62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
PRESERVAÇÃO DE ISOLADOS NA COLEÇÃO DE CULTURAS DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS "PROF. MARIA MENEZES" - CMM - UFRPE
Leandro da Silva Velez 1
Edna Carla da Silva 2
Marcelo Garcia de Oliveira 4
Sami Jorge Michereff 3
Marcos Paz Saraiva Câmara 4
Cristiano Souza Lima 4
1. Aluno do Curso de Agronomia, Depto. de Agronomia, Área de Fitossanidade - UFRPE
2. Aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - UFRPE
3. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Agronomia, Área de Fitossanidade - UFRPE
4. Depto. de Agronomia, Área de Fitossanidade - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A preservação de fungos fitopatogênicos é um sistema eficiente e uma das funções mais importantes de uma coleção de culturas. O principal objetivo da preservação é manter as características morfológicas, fisiológicas, genéticas e metabólicas originais, por um longo período de tempo. Além disso, é essencial a manutenção da biodiversidade desses micro-organismos, visando à utilização em diferentes fases do desenvolvimento de estratégias de controle das doenças de plantas. A estruturação da Coleção de Culturas de Fungos Fitopatogênicos, "Prof. Maria Menezes" - CMM se deu em função da inexistência de uma coleção de culturas especializada em fungos fitopatogênicos na América Latina. Portanto, em 2006, o Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco propôs a estruturação da CMM, cuja denominação representa o reconhecimento à Prof. Maria Menezes, pela grande dedicação desta pesquisadora ao estudo com fungos fitopatogênicos. Em março de 2008, esta coleção obteve o registro na Federação Mundial de Coleções de Culturas (Registro: CMM WDCM923), o que representa o reconhecimento oficial como depositária internacional de culturas de fungos.
METODOLOGIA:
Inicialmente os isolados fúngicos passam por um processo de confirmação da identificação antes de proceder à preservação, principalmente, com base na análise de características micro-morfológicas, como também em métodos moleculares de identificação. Os fungos são preservados utilizando os métodos de Castellani (água destilada esterilizada), óleo mineral, sílica-gel, ultra-resfriamento (-80oC), grãos de cereais, solo e turfa. Cada isolado é preservado por dois métodos, que variam conforme o gênero envolvido. Para instituições de ensino e pesquisa, a distribuição de culturas se baseia em intercâmbio, enquanto que para empresas privadas está condicionada ao pagamento de uma taxa. A inclusão de isolados na coleção de culturas, juntamente com a cultura de interesse, deverá ser anexado de um formulário de depósito de cultura fúngica, obtido no site da CMM: http://www.pgfitopat.ufrpe.br/cmm.html. Caso o depositário da cultura apresente restrições ao intercâmbio e distribuição da mesma, essas prerrogativas serão respeitadas.
RESULTADOS:
O acervo da CMM possui 43 gêneros e 98 espécies fúngicas, totalizando 2.936 isolados, destacando-se espécies dos gêneros Alternaria, Colletotrichum e Lasiodiplodia, correspondendo a 55,75% dos isolados preservados. Entre as espécies, predominam A. brassicicola (587 isolados), L. theobromae (328 isolados) e C. gloeosporioides (208 isolados). A viabilidade dos isolados tem sido analisada periodicamente, sendo detectado que os fungos preservados apresentam as características culturais e patogênicas mantidas. Os conhecimentos gerados pelas atividades de rotina e de pesquisa na CMM, bem como informações relevantes oriundas de outras coleções de culturas, são divulgados por via eletrônica, através do boletim informativo. Em breve será disponibilizada a consulta online ao acervo da CMM, onde estarão disponíveis todas as informações sobre cada isolado.
CONCLUSÃO:
A CMM presta serviços à comunidade científica envolvida com a Fitopatologia no Brasil, através da preservação e manutenção de culturas; intercâmbio e distribuição de culturas; autenticação e identificação de culturas; treinamento nas áreas de preservação, manutenção e identificação de fungos fitopatogênicos; difusão de informações sobre o acervo de culturas e métodos de preservação de fungos. Sendo a única coleção de fungos fitopatogênicos da América Latina registrada na Federação Mundial de Coleções de Culturas, a CMM atende a grande número de solicitações de depósitos de culturas, principalmente devido à exigência de periódicos internacionais de que as culturas fúngicas utilizadas em artigos científicos sejam depositadas em coleções internacionalmente reconhecidas. A CMM também atende às solicitações de isolados fúngicos de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. No entanto, devido à rígida legislação brasileira, ainda não está apta a atender demandas do exterior, apesar das constantes solicitações oriundas de outros países da América Latina e da Europa, principalmente.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Fungos Fitopatogênicos, Coleção de Culturas, Biodiversidade.