62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
TRABALHANDO O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA UTILIZANDO ARTE E BRINCADEIRAS, EM TURMAS DO CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS NUMA UNIDADE DE ENSINO DO SERTÃO DE PERNAMBUCO
Ednilza Maranhão dos Santos 1
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada
INTRODUÇÃO:

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No Brasil o conteúdo dos cursos superiores de ciências biológicas nas unidades de ensino (UE) é trabalhado, na maioria das vezes, de forma tradicional. Utilizam-se para a transmissão de informações recursos como livros didáticos, transparências, projetores e date show.  Aulas práticas (campo e laboratório) são bastante incipientes no Nordeste e algumas vezes as UE não oferecem estruturas e equipamentos para uma boa atividade prática, isso vale também para as aulas de zoologia. A Unidade Acadêmica de Serra Talhada é uma instituição de ensino recente pertencente à Universidade Federal Rural de Pernambuco, implantada a cerca de quatro anos no sertão do Pajeú/PE. Essa Unidade, ainda não tem sua estrutura completa, como laboratórios equipados para as diferentes áreas de ensino em Ciências. Devido à ausência de equipamentos e acervo didático, houve a necessidade de trabalhar de forma alternativa o conteúdo prático da disciplina de zoologia, contribuindo para aumentar a eficiência na transmissão de conhecimento, no aprendizado e melhorar a relação entre alunos. O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar o lúdico nas atividades práticas durante as disciplinas de Zoologia "A" e Zoologia "D" e avaliar a eficiência de sua utilização na aprendizagem dos alunos.

METODOLOGIA:

O presente trabalho foi desenvolvido durante seis semestres (agosto/2006 e julho/2009) na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, que está localizada na Fazenda Saco, S/N, Serra Talhada/PE. Essa instituição possui atualmente nove cursos de graduação, dentre esses o Curso de Ciências Biológicas, nos turnos de manhã e tarde. O Curso oferece como disciplinas da grade quatro zoologias, dentre essas a Zoologia "A" (para turmas do primeiro período, que aborda assuntos como taxonomia e alguns grupos de invertebrados marinhos) e "D" (turmas do quarto período, como conteúdo os vertebrados), que foram alvos dessa pesquisa. O número de alunos envolvidos variou entre 27 a 48 alunos por turma. Os alunos construíram maquetes, moldes tridimensionais utilizando material reciclável e massa de modelar. Peças teatrais foram montadas bem como confecções de cenários e adereços. As apresentações foram realizadas em escolas públicas e em eventos na Unidade e praças. Brincadeiras como "a forca", "disputa entre grupos" e "perguntas e respostas" com prendas e prêmios foram realizadas. Também se usou literatura de cordel, poesias e músicas, tudo isso empregando o vocabulário do assunto abordado. No final do curso foi realizada uma avaliação em grupo sobre as atividades desenvolvidas.

RESULTADOS:

Foi possível durante os seis semestres realizar quatro peças teatrais, uma delas teve uma grande repercussão durante um evento na instituição, tratava-se de forma bem humorada das adaptações de seres marinhos abordados na disciplina de zoologia A; Algumas peças teatrais utilizando manipulação de bonecos foram bem aceitas nas comunidades onde as pessoas aprendiam sobre os animais da Caatinga e os alunos transformavam o conteúdo em uma linguagem mais acessível a leigos. Foram bastante surpreendente os resultados dos produtos relacionados as atividades como música, poesia e literatura de cordel, como repentes sobre a fauna da Caatinga e suas adaptações. De um modo geral as atividades proporcionaram uma maior interação entre os alunos bem como uma melhor aprendizagem, trabalhando o conteúdo de forma descontraída. Essas atividades contribuíram para o desenvolvimento de habilidades artísticas trabalhando a descontração e entusiasmo, características estas fundamentais para um bom profissional. Com base nas avaliações pode-se destacar que o desenvolvimento de uma metodologia auxiliar teórico-prática beneficia não só os alunos, mas também o professor, visto que em muitos casos o material didático direciona a aula, facilita a transmissão de conceitos e promove o efetivo interesse do aluno.

CONCLUSÃO:

Foi possível perceber que as atividades envolvendo práticas alternativas são sem sombra de dúvida, mais interativas que a metodologia tradicional. Essas atividades proporcionaram maior assimilação e a retenção de conteúdos específicos, e favoreceram a interdisciplinaridade, a motivação interna, a argumentação, a interação entre os alunos e entre professor e alunos. Essas estratégias didáticas incentivam um maior diálogo direcionando o aluno a ser protagonista de sua aprendizagem. Todavia, é importante ressaltar que essas atividades não eliminam a prática zoológica propriamente dita, a metodologia aqui aplicada, é apenas mais um suporte didático, uma alternativa, que pode ser utilizada nas aulas de zoologia.

Palavras-chave: educação, prática pedagógica, arte.