62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
ISOLAMENTO E SELEÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS DO FEIJÃO-CAUPI COM BASE NA INIBIÇÃO DA GERMINAÇÃO DOS MICROESCLERÓDIOS DE Rhizoctonia solani E PRODUÇÃO DE QUITINASE.
Isabel Santos Diniz 1
Giovanni Ribeiro de Souza 2
Bernardo Almeida Halfeld-Vieira 2
Kátia de Lima Nechet 2
Stéfanny Araújo Martins 1
Raphael Henrique da Silva Siqueira 1
1. Universidade Federal de Roraima/UFRR
2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/EMBRAPA-RR
INTRODUÇÃO:

Métodos alternativos de controle da mela, causada pelo fungo Rhizoctonia solani, no feijão-caupi (Vigna unguiculata) vêm sendo cada vez mais investigados. Dentre esses métodos destaca-se o uso de rizobactérias onde a seleção massal representa o primeiro passo para se obter potenciais agentes de controle biológico. O objetivo do trabalho foi otimizar o procedimento de isolamento de rizobactérias associadas ao feijão-caupi e selecionar isolados capazes de inibir a germinação de microescleródios de R. solani através dos métodos de antibiose e produção de quitinase.

METODOLOGIA:

Fragmentos de raízes de feijão-caupi foram transferidos para erlenmeyers contendo solução salina 0,85% e submetidos a quatro tratamentos: T1- Agitação por 15 minutos, T2- Agitação por 30 minutos, T3- Banho ultrassom por 15 minutos e T4- Banho ultrassom por 30 minutos.  Em seguida foi realizada a diluição seriada e alíquotas plaqueadas em meio 523 de Kado e Heskett (1970) e mantidas a 25ºC por três dias. Avaliou-se o número de colônias/tratamento. Para seleção de isolados pelo mecanismo de antibiose foi depositado 150 µl de cada rizobactéria em lâmina escavada contendo 10 microescleródios de R. solani e mantidos a 26ºC por 24 h. Posteriormente, os microescleródios foram transferidos para placas de Petri contendo Ágar Água e após 24h contou-se o número de microescleródios germinados. Para detecção da produção de quitinase, as rizobactérias foram semeadas em placas de Petri contendo meio Renwick, com quitina coloidal a 0,08%. Após 10 dias avaliou-se a presença ou não de halo ao redor da colônia.

RESULTADOS:

Os resultados da seleção massal demonstraram que o maior número de unidades formadoras de colônias foi obtido quando se utilizou o tratamento de banho ultrassom por 15 minutos. Das 34 rizobactérias testadas para antibiose, dois isolados (C41 e C12) reduziram em 97% e 78% respectivamente a germinação dos microescleródios e três isolados (C112, C41 e C131) apresentaram resultado positivo para produção de quitinase. O isolado C41 destacou-se como potencial agente de controle biológico de R. solani tanto pelo mecanismo de antibiose como pela produção de quitinase.

CONCLUSÃO:

Na etapa de isolamento foram obtidas 34 rizobactérias fenotipicamente distintas. Destes isolados, dois foram capazes de inibir a germinação da estrutura de resistência do fungo Rhizoctonia solani, agente causal da mela, pelo mecanismo de antibiose e três apresentaram resultado positivo para produção de quitinase in vitro. Uma rizobactéria foi selecionada por apresentar dois mecanismos de ação, e portanto há rizobactérias isoladas do feijão-caupi que são potenciais agentes de controle biológico de R. solani.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Palavras-chave: Vigna unguiculata, Mela do feijão-caupi, Controle biológico.