62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Luiza Laureano Rosas 1
Maria Graciete Nascimento 1
Rejane Pereira da Silva 1
1. Prefeitura Municipal de Camaragibe
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho consiste numa sistematização do projeto didático de mesmo título, realizado no período de trinta dias e pensado, principalmente, a partir da necessidade de proporcionar momentos significativos de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as turmas envolvidas apresentavam, em sua maioria, dificuldades de compreensão da leitura e da escrita. Além da observação do tipo de lanche que as crianças levavam para a escola, que se resumia a pipocas, salgadinhos e guloseimas. O projeto foi organizado e realizado de forma interdisciplinar, explorando todas as áreas de conhecimento, por isso muitos objetivos didáticos foram desenvolvidos ao longo de sua realização. Entretanto, consideramos como principais objetivos desenvolver a compreensão da leitura e da escrita, através da exploração dos quatro eixos da Língua Portuguesa e compreender a importância da boa alimentação para uma vida saudável.

METODOLOGIA:
Trabalhamos com duas turmas do ano 2 e uma do ano 3 do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Camaragibe, nas quais havia muitos alunos com distorção idade-escolaridade. Antes do início do projeto foi feito um mapeamento das turmas em relação à leitura e à escrita dos alunos. Em seguida, foi realizada uma sensibilização da turma a partir da música SOPA da coleção Palavra Cantada. Desenvolvemos as seguintes atividades: ouvir a música; leitura da letra da musica; cantar a música; ditado cantado; separar o que pode e o que não pode ter na sopa do neném num cartaz; conversa sobre a importância de sopas na alimentação; desenho; ditado recortado; construir coletivamente novas estrofes; relacionar tipos de sopa; atividades de análise do sistema: quantidade de letra e de sílabas; rimas e aliterações; complementação de palavras com letras e com sílabas; escrita segmentada; ordenação de palavras; jogos de alfabetização: dominó e bingo de palavras; leitura e análise de receita de sopa; pesquisar outras receitas de sopa; situações problematizadoras envolvendo estruturas aditivas e multiplicativas; leitura e análise de tirinhas de Mafalda que abordam a aversão à sopa; discutir o gostar e o não gostar de sopa; leitura e discussão de história em quadrinhos; fazer pesquisa para saber a qual a sopa preferida para as turmas; montar tabela e gráfico com o resultado dessa pesquisa; expor alguns elementos trazidos na música que não eram muito conhecidos dos alunos; preparar, junto com os alunos, a sopa preferida deles; socialização do projeto com os pais e/ou responsáveis; os pais puderam experimentar a sopa preparada pelos alunos.
RESULTADOS:

Durante a realização dessas atividades, pudemos observar o envolvimento dos alunos e o interesse em realizar as atividades. Após a realização das atividades, fizemos um novo mapeamento das turmas em relação à leitura e à escrita e foi possível observar que houve uma ampliação das palavras estáveis. Observamos também que as turmas evoluíram em relação ao mapeamento anterior, tanto em relação à leitura quanto à escrita. Houve também o avanço de alguns alunos que estavam estagnados na hipótese de escrita pressilábica letra ou silábica e conseguiram avançar na compreensão do sistema de escrita alfabética. Em relação à alimentação, observamos que os alunos começaram a comer mais a merenda da escola e a trazer lanches mais saudáveis. Os próprios pais e/ou responsáveis também demostraram interesse em trabalhar essa questão no âmbito familiar.

CONCLUSÃO:

Sabemos que esse projeto não resolveu os problemas de nossas turmas, no entanto, fica claro para nós que estamos no caminho certo. Um trabalho articulado, com uma sequência estruturada e atividades interessantes para as crianças, pode sim contribuir de forma considerável para a apropriação do sistema de escrita alfabética. Para nós fica também a compreensão que um trabalho, quando pensado e realizado de forma coletiva, pode trazer resultados importantes, uma vez que as necessidades, angústias, preocupações, dificuldades, conhecimentos, experiências, podem ser compartilhadas.

Palavras-chave: Sopa, Leitura, Escrita.