62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO SERVIÇO DE LIMPEZA DE UM HOSPITAL DE DOURADOS-MS.
Rosely Almeida Souza 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
INTRODUÇÃO:
O ambiente hospitalar abarca agentes causadores de infecções como germes oportunistas, com capacidade de invasão que dependem do estado do paciente e das condições locais para ocorrer à transmissão de infecções. Esses microorganismos podem proliferar e favorecerem a infecções de acordo com a forma ou a técnica de limpeza aumentando assim os riscos para disseminação. Assim a higienização desse ambiente desenvolve parcela de responsabilidade tendo como meta manter o ambiente biologicamente limpo e seguro, impedindo a disseminação de microorganismos que vivem em superfícies e mobiliários, como Staphylococus aureus, Clostridium difficile, Pseudomonas SP. Desta forma cabe à administração dos hospitais a preocupação e o zelo da imagem da Instituição Hospitalar, a qualidade dos serviços prestados por seus profissionais com vistas a impedir a transmissão de microorganismos e a infecção cruzada. Neste contexto este estudo objetivou verificar o desenvolvimento da higienização e atividades que visem o controle de infecção de um hospital de Dourados-MS.
METODOLOGIA:
Estudo de Corte transversal, realizado no Hospital Universitário de Dourados-MS. A população estudada foram todos os profissionais da equipe de limpeza. A coleta de dados foi realizada no mês de fevereiro de 2009, mediante a aplicação de um questionário com questões fechadas, permitindo o participante optar pela resposta considerada correta. Os dados foram digitados e analisados no programa Epi-Info, versão 3.2 do CDC. Foram respeitados na pesquisa os princípios éticos da N° 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, sendo o projeto de pesquisa encaminhado para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
RESULTADOS:
A equipe de limpeza do hospital estudado apresenta predominância do sexo feminino (91%), com idade entre 20 e 30 anos, (37,5%) e com o ensino médio completo apenas (34,4%). Os dados encontrados confirmam as características dos profissionais dos serviços de limpeza, sendo, mulheres de meia idade com baixo nível de escolaridade. Definiram área crítica corretamente (81%) dos investigados. Utilizam corretamente para o desenvolvimento das atividades de limpeza os EPIs - luvas, jalecos e máscaras (68,8%), (56%) e (90%) profissionais respectivamente. Realizam a limpeza correta do banheiro, dos corredores, do lixinho e escadinhas, 31,3%, 65% e 59,4% respectivamente. Para a limpeza de superfícies utilizam panos diferenciados 71% e alternam os lados dos panos 56% dos membros da equipe de limpeza. Os resultados evidenciaram que o conhecimento da equipe de limpeza do Hospital estudado sobre microorganismos apresenta-se restrito. O desenvolvimento das técnicas de limpeza seja de equipamentos, utensílios, superfícies e ou espaço físico demonstraram fragilidades. Quanto ao uso de EPSIs, quase a totalidade dos membros da equipe dispõem de informações corretas.
CONCLUSÃO:
Os achados deste estudo apontam a necessidade de treinamento e contínuo acompanhamento das equipes de limpeza a fim de garantir a segurança dos pacientes e profissionais das instituições hospitalares. Ressaltamos que os dados apresentados neste estudo evidenciam características da equipe de limpeza de um único, sabe-se que este serviço normalmente é terceirizado, o que favorece a apresentação de realidades diferentes entre as instituições hospitalares.
Palavras-chave: Microorganismos, Controle de Infecção, Limpeza.