62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
CLIMATÉRIO E MENOPAUSA: PERCEPÇÃO DE MULHERES SOBRE O AUTOCUIDADO NESTA FASE DA VIDA.
Amanda Araújo da Silva Costa 1
Vanessa Thaís de Medeiros Queiroz 1
Raimunda Medeiros Germano 1
Lorena Mara Nóbrega de Azevêdo 1
Cecília Nogueira Valença 1
Aline Galúcio de Oliveira 1
1. Depto de enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
O Climatério é uma etapa importante da vida da mulher, chegando a durar 1/ 3 de seu período de vida total, caracterizando-se pela diminuição gradual da produção de hormônios sexuais femininos a partir dos ovários, até sua cessação após a menopausa, predispondo as mulheres a sinais e sintomas desagradáveis denominados como "Síndrome do Climatério", tais como: "ondas de calor", osteoporose, doenças cardiovasculares, entre outros. Nessa conjuntura, devido ao aumento da população de mulheres climatéricas, reconhece-se a importância de preservar a saúde e a qualidade de vida nesta faixa etária. Em face desta necessidade, torna-se relevante conhecer as concepções dessas mulheres sobre as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo para então serem desenvolvidos programas e políticas públicas que contemplem esta clientela, não apenas para prevenir e/ ou amenizar sinais e sintomas climatéricos, mas para fortalecer o autocuidado e promover saúde. Nesse contexto, foram objetivos desta pesquisa: Identificar as informações de mulheres no Climatério sobre esta fase de suas vidas; Descrever os principais sinais e sintomas relacionados a este período; Identificar os procedimentos de autocuidado por elas realizados em relação a esta fase da vida da mulher.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório, com abordagens quanti/qualitativa, em virtude do período de Climatério e Menopausa não contemplar apenas dimensões ligadas à subjetividade, mas também ligadas à operacionalização de variáveis, incluindo sinais e sintomas, além do perfil epidemiológico das mulheres nessa fase da vida. Participaram 50 mulheres de 45 e 59 anos, do programa de assistência à saúde no climatério do Centro de Saúde Reprodutiva Professor Leide Morais (CSRLM), Natal/ RN. As informações foram coletados em janeiro de 2008, após parecer 031/2008 do Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com a Resolução 196/CNS e autorização do CSRLM para sua realização. A análise se deu através da categorização das falas.
RESULTADOS:
O perfil das respondentes foi: 64% eram casadas (36% donas de casa), 56% católicas, 36% tinham ensino fundamental completo, 64% com renda acima de dois salários mínimos. 84% já ouviram falar sobre o climatério e 94% sobre menopausa, mas confundiam esses eventos, terceira idade e doença. A síndrome do climatério revelou-se como ansiedade, artralgias/mialgias e fogachos. Aproximadamente 80% das mulheres referem fogachos, seguidas de sudorese e taquicardias, por vezes acompanhadas de sensações de angústia. 36% apresentavam hipertensão arterial e alterações na freqüência cardíaca, 74% ansiedade e 38% enxaqueca. Consideraram medidas importantes para a qualidade de vida: atividade física (100% das respondentes), alimentação saudável (94%) e evitar o tabagismo (72%). 25 mulheres referem praticar algum exercício físico, sendo regular em apenas 10 entrevistadas. Questionadas sobre alimentação saudável, as respostas predominantemente limitaram-se à diminuição da ingesta de carboidratos e gorduras ou a seguir a dieta da nutricionista do serviço, refletindo deficiência nas informações acerca de uma dieta adequada nesta fase implicando pequena autonomia enquanto principal responsável pela alimentação saudável.
CONCLUSÃO:
É imprescindível que as mulheres tenham acesso à informação em saúde sobre as mudanças do climatério/menopausa, para poderem prevenir/amenizar essa síndrome e exercer o autocuidado através da promoção de hábitos saudáveis, disponibilidade de tempo para lazer e a busca de concretização de objetivos. Logo, a educação em saúde no climatério poderá auxiliar essas mulheres no seu autocuidado por fornecer subsídios à autonomia na promoção da saúde.
Palavras-chave: climatério, menopausa, educação para autocuidado.