62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
A EVOLUÇÃO DO PROGRAMA DESENVOLVIDO PELA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES ALTERNATIVOS (AAGRA) NO MUNICÍPIO DE IGACI-AL PARA A CAPRINOCULTURA LEITEIRA E AGRICULTURA FAMILIAR
José Ribeiro da Silva 1
Diogo de Barros Mota Mélo 1
Jakes Halan de Queiroz Costa 2
José Harlisson de Araujo Ferro 1
Ademar da Silva Paulino 1
Érica Michelle Soares Juvenal 1
1. Instituto Federal de Alagoas
2. Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:

O nordeste brasileiro é caracterizado pelas adversidades climáticas, sociais, econômicas e culturais. No cenário econômico, a maioria dos municípios da região, tem na agropecuária as principais atividades geradoras de ocupação e renda. As características climáticas, somadas ao processo histórico de formação das comunidades rurais nordestinas tem colaborado para exclusão de agricultores e agricultoras das tecnologias de produção e dos canais de comercialização da produção originada da produção familiar. Nos últimos anos, com o sucateamento das empresas de pesquisa agropecuária, de assistência Técnica e Extensão Rural, a agricultura familiar parou no tempo no que se refere às evoluções tecnológicas, baseando-se no empirismo e nas tradições camponesas e alternativas para o manejo de atividades agrícolas e pecuárias. No Nordeste brasileiro, a agricultura familiar apresenta em média as menores áreas de terra por família, o que inviabiliza o desenvolvimento de atividades que necessitam de grandes áreas para o seu desenvolvimento, como é o caso da bovinocultura. Nesses casos a caprinocultura leiteira adequa-se as necessidades da propriedade e da família.

METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado no município de Igaci-AL, no período de setembro a dezembro de 2007. Trata-se do estudo de caso de um dos programas de fortalecimento das oportunidades de ocupação e renda para agricultura familiar desenvolvido pela Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA). Para estudo da evolução do programa e a sua colaboração para a o desenvolvimento socioeconômico das famílias, foi realizado estudo documental de projetos e relatórios técnicos da AAGRA, relatórios de reuniões e encontros do grupo de agricultores envolvidos. Nesses documentos foram levantados dados e informações necessárias à sistematização da evolução do programa, desde a idealização até o período em que foi realizada a pesquisa.
RESULTADOS:
Verificou-se que entre os anos 2000 e 2007 houve um aumento de 15 para 32 o número de famílias envolvidas, enquanto o número total de animais passou de 162 para 333 cabeças. Um outro fator observado nessa análise foi o aumento na produção média anual de leite por fêmea por ano, que era de 41 litros em 2000 e passou para 102,847 em 2007. Acredita-se que isso tenha ocorrido devido aos investimentos em melhoramento genético e capacitação dos envolvidos. Apesar do número de matrizes por reprodutor ter aumentado durante o período, a relação cabra/bode ainda é baixa, já que cada reprodutor pode cobrir em condições de manejo semi-intensivo até 25 fêmeas. Durante as visitas observou-se que a maioria dos agricultores envolvidos, detém conhecimentos relativos às boas práticas de manejo, no entanto, nem sempre esses conhecimentos são colocados em prática. Identificou-se como principal fator limitante, a pouca área de terra disponível para a atividade que limita o número de animais por agricultor e que conseqüentemente restringe o retorno econômico satisfatório, fazendo com que a caprinocultura leiteira seja considerada atividade secundária na propriedade.
CONCLUSÃO:
De acordo com os dados documentais levantados, o programa tem colaborado para o desenvolvimento da caprinocultura leiteira no município de Igaci. Não foram identificados dados impactantes do programa, portanto, percebeu-se que está surgindo um modelo alternativo de produção de leite caprino, modelo esse que está aos poucos aumentando a viabilidade da atividade para a agricultura familiar do agreste de Alagoas. A melhoria na qualidade genética do rebanho está refletido, de uma forma geral, no aumento da produção de leite por matriz por ano. No entanto, é necessário que esse trabalho tenha continuidade com o aperfeiçoamento das técnicas de manejo utilizadas atualmente.
Instituição de Fomento: Assosiação de Agricultores Alternativos
Palavras-chave: Leite de Cabra, Geração de Renda, Sustentabilidade.