62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
INCIDÊNCIA, USO E FUNÇÃO DE TREPADEIRAS LENHOSAS (CIPÓS) NA ILHA DE CARATATEUA, BELÉM, PARÁ
BRENO RODRIGO DE OLIVEIRA ALENCAR 1
RAPHAELA CIBELLY DOS SANTOS LEÃO 1
1. FUNDAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLA BOSQUE EIDORFE MOREIR
INTRODUÇÃO:
As trepadeiras lenhosas, mais conhecidas como cipós, desenvolvem-se utilizando outras plantas de apoio, logo, por não possuir apoio próprio, seu caule é estreito e flexível, proporcionando-lhes elevadas taxas de crescimento. As trepadeiras lenhosas são de grande relevância em muitas florestas tropicais, sendo freqüentemente citadas como um dos elementos que nos permite diferenciá-las das florestas temperadas. Elas compreendem cerca de 30% dos indivíduos e espécies das florestas tropicais. Além disso, em algumas florestas, sobretudo aquelas às margens da bacia Amazônica, a diversidade dessas trepadeiras pode ultrapassar 44% das espécies florestais, com média de 51 espécies por hectare. Nesta pesquisa o nosso intuito é contribuir para a identificação e classificação dos cipós existentes no Parque Zoobotânico, localizado na Ilha de Caratateua, uma vez que estas espécies são de grande valia econômica e social para a população que nela reside, dada sua potencialidade medicinal e os benefícios financeiros adquiridos com a sua comercialização através do artesanato. Ao mesmo tempo nos permitirá conhecer as espécies existentes nesta, que é uma área de mata fechada, mas que vêm sofrendo um intenso processo de ocupação, e que, provavelmente, contribuirá para a extinção de espécies que ainda não foram estudadas.
METODOLOGIA:
Este estudo é de natureza descritiva e procura identificar as funções das espécies de trepadeiras da área analisada, e a forma com que a sua população os utiliza. Foi realizado levantamento florístico das espécies existentes na área do Parque Zoobotânico. Nesta etapa da pesquisa foram utilizadas fotos para fazer o registro das espécies, e uma breve descrição de suas funções. Em etapa posterior será utilizado um questionário com os moradores dos bairros de São João do Outeiro e Brasília, com o objetivo de identificar o uso medicinal e sua comercialização junto a população. Com base nisso visamos identificar, a partir de um registro comparativo, as funções de cada espécie de trepadeira registrada, assim como realizar levantamento da importância desse grupo de plantas na ilha, das formas que são utilizadas, e o nível de conhecimento da população de Caratateua sobre estas espécies.
RESULTADOS:
A pesquisa, ainda em estágio preliminar de coleta e análise de dados, atende as demandas do Curso Técnico em Meio Ambiente da Fundação Escola Bosque, localizada na Ilha de Caratateua, Belém. Com ela é possível notar que os cipós existentes na localidade proporcionam importantes caminhos entre as copas para muitos animais arbóreos que vivem nos dosséis e também são importantes engenheiros do ecossistema, tais como macacos e preguiça. Sem essas conexões de cipós, movimentar-se de uma árvore para outra exigiria que os animais descessem até o chão, onde estariam muito suscetíveis a predação. Vários cipós também produzem flores em abundância, o que os torna um componente importante para as comunidades polinizadoras. O cipó é utilizado como recurso medicinal pela população que ocupa a Ilha, na medida em que é a forma de tratamento de enfermidades mais popular dentre eles. É significativo a utilização dos seguintes tipos de cipós: cipó caboclo, cipó cravo, cipó cruz e cipó cruzeiro. Segundo os moradores a ação medicinal destas plantas vai desde a cicatrização de uma ferida, até o tratamento de derrame.
CONCLUSÃO:
Pesquisas recentes indicam que a abundancia de cipós está mudando. Monitoramentos de longa duração na Amazônia sugerem que as grandes trepadeiras lenhosas estão se tornando mais dominantes e produtivas que as árvores, mesmo em florestas maduras. Embora os estudos com cipós tenham aumentado nos últimos anos os aspectos dessas plantas em muitos ambientes florestais são ainda pouco conhecidos. Por esse motivo, o conhecimento sobre os cipós se torna tão restrito. Assim, tendo como objetivo fazer o levantamento das espécies de trepadeira lenhosas na ilha de Caratateua, podemos conhecer melhor sua incidência, função e utilidade, quer para a própria floresta em que elas se localizam, assim como para as populações que dela se beneficiam.
Palavras-chave: Trepadeiras lenhosas, Ilha de Caratateua, Etnobotânica.