62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
o desafio da Educação Integral em Caucaia: Do conceito a Prática.
Fabiola Silva Matos 2, 1
Francisca Geny Lustosa 4, 3
1. Orientadora Educacional do Programa Mais Educação / Técnica (SME - Caucaia)
2. Profa. Curso de Licenciatura Básica em Educação Física (UVA)
3. Profa. Dra / Orientadora - Educação (UFC)
4. Profa. Dra - UFRN / CERES
INTRODUÇÃO:

Educação integral na perspectiva atual é a ação estratégica que visa garantir a atenção e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes que vivenciam constantes e intensas transformações no mundo contemporâneo. Sua função no sistema de ensino consiste em permitir acesso a variados conhecimentos entre diferentes gerações e culturas, sejam regionais, nacionais ou internacionais. No Brasil a política da educação integral está associada à necessidade de articular a atuação dos seus diversos atores sociais, proporcionando ao corpo discente os mais variados tipos de conhecimentos (MEC, 2009). A escola de tempo integral proposta pelo Programa Mais Educação, visa ampliar tempos, espaços e oportunidades através de políticas setoriais envolvidas, possibilitando a todos o direito de aprender. Como técnica da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, convivendo com as ações dessa política, há 01 ano, surgiu à necessidade de investigar o desafio diário enfrentado por professores comunitários e comunidade escolar das escolas municipais participantes do Programa Mais Educação da rede municipal. Nesse sentido a pesquisa pretende analisar as práticas do professor comunitário do Programa Mais Educação, na busca da construção da escola integral de qualidade.

METODOLOGIA:

A pesquisa se caracteriza como qualitativo-exploratória. Foi realizada nas 13 escolas municipais participantes do Programa Mais Educação em Caucaia em 2009. Apresenta os seguintes aspectos metodológicos: 1)análise documental, como fonte para a contextualização do antes e depois do Programa Mais Educação. 2)a observação do cotidiano escolar, com foco na prática do professor comunitário frente às atividades desenvolvidas. Os sujeitos participantes desta pesquisa são os professores comunitários, as unidades escolares e a comunidade no qual a escola está inserida. Foram utilizados relatórios de visitas pedagógicas, documentos enviados pelo MEC e planos de ações dos professores comunitários. Utilizou-se máquina fotográfica e filmadora para que fossem feitos registros, previamente autorizados pela Secretária de Educação do Município e pelos pais de alunos do Programa Mais Educação. Toda a pesquisa foi realizada no ambiente escolar, salvo em alguns casos em ambientes que fazem parte de anexos da escola. Durante o ano de 2009 as vistas nestas escolas foram quinzenalmente e tiveram o apoio do núcleo gestor. 

RESULTADOS:

O Programa Mais Educação, apresenta dificuldades relacionadas ao espaço físico para a realização das oficinas e no acompanhamento para os coordenadores do programa, núcleos gestores das escolas e técnicos da Secretária Municipal de Educação de Caucaia. Outro fator que gera dificuldades é a mudança constante de monitores que não vêm atrativos na remuneração da bolsa de apoio. Nesse sentido, falta uma política pública para esses profissionais por parte do Ministério da Educação a fim de torná-los capazes de implantar inovações que a educação integral requer. Os resultados da pesquisa também evidenciam falta de material didático, ausência de ambientes adequados para realização das aulas. Constatou-se que a maioria das atividades realizadas não tem prévia preparação e seu planejamento não está em consonância com o projeto político pedagógico da escola. Mesmo considerando essas adversidades percebe-se nas visitas o resgate da vontade de aprender por parte dos discentes, que apontam as aulas de campo como momentos importantes para sua formação pessoal. Essas atividades, segundo os alunos, proporcionam momentos culturais já que maioria não tem acesso aos ambientes de lazer e cultura da cidade. Nesse sentido, o programa inova os saberes e práticas escolares e se for melhor acompanhado e financiado pela União, Estados e Municípios poderá cumprir no sistema público escolar contemporâneo sua proposta educacional.

CONCLUSÃO:

           O Programa Mais Educação vem desempenhando um papel inicial para implantação da escola integral no Brasil, suas ações abrem espaços para os saberes e práticas comunitárias locais. Os desafios do programa são, especialmente, na falta de infraestrutura e do diálogo entre escola e comunidade. Outro fator relevante é a incompreensão do projeto por parte dos professores, logo, faz-se necessário que os professores e a comunidade ampliem seus olhares acerca dessa ação na instituição escolar. Entende-se, então, que no cotidiano escolar sejam discutidas as ações do programa para provocar reflexões que contribuam para a superação de suas dificuldades. Por fim, compreende-se que a escola integral deve ser planejada como ação permanente, não se tratando do aumento no tempo da escola, nem da abertura de espaços para que ocorram atividades extracurriculares, assistencialistas e complementares. É preciso pensar em uma política que alcance novos patamares de inclusão, com adequação dos espaços físicos e das condições materiais. Nesse sentido, a implantação da educação integral implica em compromissos que vão além dos interesses políticos, mas de compromissos reais para que a escola pública cumpra sua função social de socialização dos jovens nos diversos conhecimentos culturais da sociedade.

Instituição de Fomento: Secretaria Municipal de Educação de Caucaia
Palavras-chave: Programa Mais Educação, Escola Integral, Escola-Comunidade.