62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DE DST/HPV EM UNIDADE BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN
Édilla Juliana de Macedo Diniz 1
Cayla Carolieva Fernandes Ferreira 1
Romanniny Hévillyn Silva Costa 1
Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e Silva 2
1. Fac. de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA/UFRN
2. Prof. MSc. FACISA/UFRN. Pós - Graduando PPGEM - UFRN
INTRODUÇÃO:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a incidência global de DST (doenças sexualmente transmissíveis) curáveis é de, aproximadamente, 333 milhões/ano. O papiloma vírus humano (HPV) tem sido ultimamente alvo de muitas pesquisas que o relacionam como agente causador do câncer do colo uterino, sendo sua ocorrência cada vez mais freqüente, principalmente entre os jovens. As taxas de incidência e mortalidade para câncer do colo uterino na América Latina estão entre as mais altas do mundo. Sob esta ótica, trabalhar a educação sexual faz-se totalmente relevante para demonstrar a responsabilidade particular dos indivíduos na promoção da saúde e prevenção de doenças, especialmente, das DST. Dessa forma, esse trabalho visa expor por meio das investigações epidemiológicas realizadas, à ocorrência de DST's, em especial da infecção pelo HPV, no bairro central no município de Santa Cruz/RN.

METODOLOGIA:
O estudo epidemiológico foi do tipo exploratório, numa abordagem quantitativa realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro central de Santa Cruz / RN. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foram fichas individuais contidas nos prontuários da família da UBS em estudo. A amostra foi de 1.535 fichas individuais analisadas. Inicialmente as informações foram revisadas manualmente, que foram então corrigidos. Após essa fase, os dados coletados foram codificados e tabulados em banco de dados no software Excel. Por último, realizaram-se tabelas descritivas para a verificação da consistência dos dados para cada variável do estudo. Os casos que apresentaram dúvidas ou não-conformidades foram revisados.
RESULTADOS:

Dentre os prontuários individuais analisados, 89 destes, apresentaram algum tipo de manifestação sexualmente transmissível, dos quais 95% eram mulheres de maior prevalência entre 18 e 25 anos de idade (24,7%). Quanto os índices masculinos, 75% deles, identificaram-se casos de HPV. Observou-se no total treze prontuários com registros de HPV, com 22,2% destes associados a lesões intra-epiteliais (NIC).

CONCLUSÃO:
Mediante isso, é possível inferir que, com a ocorrência das DST é de extrema importância à educação da população quanto ao conhecimento das doenças, dos fatores de riscos, modo de transmissão, com a finalidade primordial de evitar a dispersão dos agentes causadores, bem como de salientar formas de prevenção ou detecção precoce de neoplasia cervical, como é o caso do câncer de colo de útero. Importante frisar, por fim, que à ausência de algumas informações nas fichas individuais dificultou a correlação dos dados sócio-econômicos em relação às DST e HPV, o que, pode interferir talvez, na elaboração de futuros planos de assistência em saúde e até mesmo no planejamento de atividades de cunho educativo.
Instituição de Fomento: PROEX-UFRN
Palavras-chave: Epidemiologia, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Papiloma Vírus Humano.