62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 8. Contabilidade
CADEIA DE VALOR: COMO ALIAR COMPETITIVIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL?
Mariana Medeiros Dantas de Melo 1
Halana Paola Marinho 1
Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira 2
1. Depto.de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profa. Msc./Orientadora - Depto.de Ciências Contábeis, UFRN
INTRODUÇÃO:

Em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo é necessário promover a eficiência das atividades empresariais. A missão das entidades centra-se em adotar estratégias para alcançar o mercado, preservar os padrões exigidos para a preservação ambiental, sem perder de vista a qualidade da produção e um bom desempenho através de vantagens competitivas sustentáveis.

Compreender de que forma o valor é criado em uma cadeia produtiva torna-se essencial, pois múltiplas pressões advindas dos consumidores demandam alimentos baratos, saudáveis e ecologicamente corretos.

Este trabalho tem como foco a cadeia de valor do camarão de uma empresa que cultiva e beneficia camarões no Rio Grande do Norte. O objetivo da pesquisa foi identificar a ocorrência de ações que agregam valor à produção de modo que possam contribuir para a preservação do meio ambiente. Buscou-se responder à questão: a empresa de produção de camarões agrega, na sua cadeia de valor, elementos relacionados à preservação ambiental? Para contribuir na solução do problema da pesquisa foram definidos os objetivos específicos do presente estudo: mapear todos os processos que formam a cadeia de valor e identificar de que forma suas atividades contribuem para a preservação, ou não, do meio ambiente.

METODOLOGIA:

Este estudo se constituiu de uma pesquisa bibliográfica que foi desenvolvida em livros e artigos científicos, tanto impresso como eletrônico, com a finalidade de buscar informações relacionadas com as três áreas da cadeia de valor integrada: suprimento; produção; e distribuição física. Além da revisão da literatura, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com o colaborador da supervisão de produção da empresa e o consultor contábil da mesma.

A entrevista ocorre quando duas pessoas se encontram para que uma dessas obtenha informações mediante uma conversação de natureza profissional (RAMPAZZO, 2002). Na entrevista semi-estruturada o entrevistador tem liberdade para adaptar suas perguntas durante a entrevista.

RESULTADOS:

Na cadeia produtiva do camarão há três agentes envolvidos: os laboratórios de larvicultura; as fazendas de engorda, e os centros de processamento. Desse modo, a cadeia de valor do camarão é processada em quatro etapas: povoamento das larvas e as fases de engorda, despesca e beneficiamento.

De acordo com a responsável pela produção, os camarões se alimentam em maior parte de microorganismos aquáticos (algas) e dentre as atividades ecológicas está o aproveitamento da casca do camarão beneficiado como ração para os demais viveiros, contribuindo para a perpetuação das espécies marinhas e acarretando menores custos de produção para a empresa. Além disso, é imprescindível, para manter a qualidade de produção do camarão, que a água esteja sempre limpa e oxigenada, pois em águas poluídas há elevada mortalidade dos camarões. Entretanto, para esse fim são necessários investimentos em tecnologias, como a compra de equipamentos, e isso acarreta um desembolso para a organização, alterando os seus fluxos de caixa.

Assim sendo, a preocupação em contribuir com o meio ambiente têm apresentado vantagens tais como a criação de uma imagem "verde" e acesso a novos mercados, evitando, com tudo isso, custos de remediação, risco de sanções (multas) e facilidade ao acesso a linhas de crédito. 

CONCLUSÃO:

A análise dos dados possibilitou constatar a relevância da integração das etapas que compõem a cadeia de valor, bem como a importância das economias de custo possíveis nos integrantes da mesma. Constatou-se a relevância da cadeia de valor e como ela pode influenciar no gerenciamento estratégico dos custos e preservação do meio ambiente, tendo em vista sua ligação conjunta com as atividades geradoras de valor em todas as etapas, desde as matérias-primas básicas até o consumidor final.

No estudo realizado também se observou a importância dos parceiros integrados, o que justifica atuação conjunta no gerenciamento de seus custos com a finalidade de ampliar a competitividade no mercado ao optar em produzir com baixo custo e protegendo o meio ambiente.

As atividades diretamente ligadas à qualidade do produto são estratégicas para a empresa. Por esse motivo, mapear a cadeia produtiva e gerenciá-la adequadamente implica em capacitar a empresa para que ela atinja os objetivos do negócio e favoreça a implementação da gestão ambiental, visto que além de promover a redução dos custos internos das organizações, a implementação de um sistema de gestão ambiental aumenta a competitividade e facilita o acesso aos mercados consumidores.

Palavras-chave: Cadeia de Valor, Camarão, Preservação Ambiental.