62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CIÊNCIAS NAS ALTURAS: UMA DE ABORDAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ATRAVÉS DE CURSOS ELETIVOS PARA O ENSINO MÉDIO
Gustavo Affonso de Paula 1
Luiz Rafael Silva da Silva 1
Reynaldo Lopes Junior 1
Heloize da Cunha Charret 1
1. Escola SESC de Ensino Médio-RJ / ESEM - RJ
INTRODUÇÃO:
O desafio apresentado aos docentes de ciências atualmente vai além de levar o conhecimento científico e tecnológico à maior parte da população escolarizada, deseja-se hoje que o professor consiga, através de sua ação, levar os alunos a apropriar-se deste conhecimento de forma crítica incorporando-o ao universo das representações sociais e percebendo a ciência como cultura. Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que "Privilegiar a aplicação da teoria na prática e enriquecer a vivência da ciência na tecnologia e destas no social passa a ter uma significação especial no desenvolvimento da sociedade contemporânea". Atualmente maior ênfase vem sendo dada a esta orientação através do projeto governamental do Ensino Médio Inovador, o qual indica que os currículos devem permitir a possibilidade de articulação interdisciplinar voltada para o desenvolvimento de conhecimentos - saberes, competências, valores e práticas. Como forma de contextualizar sócio-histórico e culturalmente a ciência propusemos aos alunos do 2º ano da Escola SESC de Ensino Médio, o curso ciência nas alturas, o qual se utiliza de temática do voo para abordar diversos conceitos científicos. Neste trabalho analisaremos alguns dos instrumentos de avaliação utilizados durante o desenrolar do curso.
METODOLOGIA:
O presente trabalho se desenvolveu no cenário da Escola SESC de Ensino Médio, uma escola residência que atende a jovens de todo o Brasil, com currículo diversificado, o qual oferece além das disciplinas curriculares, disciplinas eletivas que se propõe a apresentar de maneira interdisciplinar, aplicada e criativa os saberes das diferentes áreas do conhecimento privilegiando metodologias práticas. Durante o curso "ciências nas alturas" os alunos foram convidados a desenvolver alguma atividade de seu interesse que exprimisse seu aprendizado ressaltando um dos seguintes aspectos: técnica, perspectiva sócio-ecônomico-cultural da aviação, caráter lúdico do vôo. Nesse trabalho analisaremos três destas atividades, são elas: campeonato de sustentação utilizando secador e bolinha de isopor; campeonato de vôo com papel A4 reutilizado; construção de um mapa do Brasil indicando o benefício da tecnologia de vôo no que diz respeito ao acesso dos estudantes da ESEM ao campus da escola no Rio de Janeiro. Nossas análises são conduzidas na perspectiva sócio-cultural buscando identificar o sujeito da pesquisa com suas raízes no que diz respeito ao seu próprio aprendizado.
RESULTADOS:
Em todas as atividades descritas acima pudemos perceber, não só a criatividade e pro atividade dos alunos, mas também sua inserção como sujeitos ativos do aprendizado coletivo da comunidade escolar e de seu entorno, já que nas atividades citadas os alunos atuaram como monitores, apresentando, ensinando e treinando colegas da escola e visitantes de comunidades próximas. O deslocamento de papéis vivenciado pelos alunos parece ser resultado de seu comprometimento com o curso devido a sua opção por cursá-lo. Os tipos de atividades propostas pelos alunos revelam várias formas de lidar com os conceitos físicos, indo desde a habilidade mecânica ao trabalho intelectual em torno da tais conceitos, o que favorece o pluralismo cognitivo.
CONCLUSÃO:
As atividades avaliativas propostas pelos estudantes, com destaque para o campeonato de voo com papel A4, tiveram êxito em para engajar os alunos na tarefa de multiplicar o conhecimento construído durante o curso entre colegas e membros de comunidades carentes vizinhas à escola. O caráter de trabalho social insuflado durante o curso fica evidente quando o grupo de alunos atua na festa do dia das crianças ensinando técnicas de dobradura e lançamento de aviõezinhos de papel A4 para crianças carentes. A atividade de construção do mapa do Brasil além de ser uma forma de abordar temas como velocidade média, deslocamento, etc mostrou-se uma excelente forma de identificar o aluno com os temas de estudo, mostrando que estes dizem respeito diretamente a ele e a comunidade que o cerca. Nossas análises indicam que ao escolher participar do curso por afinidade com os temas, os estudantes se dispuseram muito mais a participar das propostas lançadas pelo professor, além de se interessarem pelo estudo dos temas de Física relacionados ao contexto do vôo. A estratégia de estudos eletivos, que está em consonância com a proposta de implantação efetiva de uma parte diversificada para o currículo do Ensino Médio, parece ser muito enriquecida quando são levados em conta os interesses dos estudantes.
Instituição de Fomento: Serviço Social do Comércio / SESC - Administração nacional
Palavras-chave: Parte diversificada do Currículo, Interdisciplinaridade, Voo.