62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
EFEITO DO TRATAMENTO DE FERTILIZAÇÃO SOBRE O CRESCIMENTO E BIOMASSA DA MACROALGA Gracilaria birdiae CULTIVADA NO MAR
Alex Bezerra da Costa 1
Aline Horácio da Costa 1
Marcella Araújo do Amaral Carneiro Davim 2
Eliane Marinho-Soriano 1
1. Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
2. Instituto de Biociências, Depto. de Botânica - USP
INTRODUÇÃO:
O Gênero Gracilaria representa uma importante fonte de matéria-prima para a produção de ágar. Os parâmetros temperatura, luz e concentração de nutrientes são alguns dos fatores responsáveis pelo crescimento das algas. Dentre estes, o nitrogênio e fósforo são considerados elementos essenciais, podendo limitar o crescimento e em alguns casos, podendo controlar o conteúdo bioquímico, reprodução, morfologia e distribuição das algas. As fontes de nutrientes preferidas pelas macroalgas é o amônio e o ortofosfato. Estudos têm demonstrado que a taxa de absorção depende da concentração inicial dos nutrientes. A maior parte destes estudos tem revelado que a absorção pode ser influenciada por fatores abióticos e bióticos. As algas vermelhas produtoras de polissacarídeos, apresentam uma grande capacidade de absorver e estocar nutrientes em seus tecidos. Elas são capazes de remobilizar esses nutrientes, para suportar o crescimento em períodos de baixa disponibilidade na água. Este estudo teve como objetivo avaliar a resposta de crescimento da agarófita Gracilaria birdiae, no mar, após ter sido submetida a prévio tratamento de fertilização com nitrogênio e fósforo e determinar qual a concentração mais apropriada para o cultivo dessa espécie em mar aberto.
METODOLOGIA:
Espécimes de G. birdiae utilizados no experimento foram coletados na praia de Mãe Luíza (Natal/RN). Após a coleta, as algas foram levadas ao laboratório, onde passaram por uma triagem a fim de eliminar sedimentos e epífitas. Após esse procedimento, as algas foram separadas em três grupos. O primeiro (1) foi enriquecido com 20 µmol. L-1 de NH4 e 2 µmol. L-1 de PO4 e o segundo (2), com 40 µmol. L-1 de NH4 e 4 µmol. L-1 de PO4. Para as concentrações desejadas foram adicionadas à água do mar, soluções-padrão obtidas a partir das substâncias (NH4)2SO4 e KH2PO4. O terceiro grupo (3) foi utilizado como controle (algas + água do mar sem adição de nutrientes). As algas permaneceram nessas condições durante 72 horas. Após esse período, as algas foram pesadas (10 g), colocadas em bolsas plásticas (10) e levadas para crescimento no mar (Praia de Rio do Fogo/RN), onde permaneceram por um período de 45 dias. A determinação da biomassa e a taxa de crescimento relativo (TCR) foram obtidas quinzenalmente. Os resultados foram analisados através de análise de variância utilizando o teste Kruskal-Wallis para dados não-paramétricos. Quando constatadas diferenças significativas, o teste post hoc Student-Newman-Keuls foi aplicado.
RESULTADOS:
Os valores de biomassa de G. birdiae obtidos durante o cultivo apresentaram diferenças significativas (p<0,01) entre os grupos enriquecidos com nutrientes e o controle. Foi possível observar um rápido aumento de biomassa dos grupos fertilizados diferentemente do grupo controle, que teve um aumento de sua biomassa de forma mais lenta. As médias de biomassa obtidas nos tratamentos 1 e 2 foram 20,4±2,83g e  23,2 ±1,72g, respectivamente. Assim como para a biomassa, os valores da TCR das algas submetidas à fertilização mostraram valores mais elevados (1,96%d-1 e 2,35%d-1) do que as algas do controle (1,6%d-1). Diferenças significativas foram observadas na biomassa e TCR de G. birdiae, submetida ao tratamento com enriquecimento (p<0,001). O estudo de comparação entre os tratamentos tornou possível verificar o grau de significância dos valores de biomassa e TCR para os grupos das algas fertilizadas e o controle. As algas fertilizadas com 40 µmol.L-1 de NH4 e 4µmol.L-1 de PO4 apresentaram valores de crescimento superiores aos das algas submetidas a adição de 20 µmol.L-1 e 2 µmol.L-1, indicando uma maior afinidade dessa espécie por altas concentrações. O menor crescimento das algas fertilizadas com 20 µmol.L-1 pode sugerir que as reservas foram usadas para a manutenção metabólica em detrimento do crescimento.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos neste experimento, podemos concluir que as algas submetidas aos tratamentos com adição de nutrientes apresentaram índices mais elevados de biomassa e crescimento, quando comparada ao grupo controle. Este resultado comprova a eficácia do tratamento de fertilização com os nutrientes NH4+ e PO4-3 para o crescimento da alga. Além disso, G. birdiae mostrou melhor desempenho após ter sido enriquecida com 40 µmol.L-1 NH4 e 4µmol. L-1 PO4, indicando uma maior afinidade dessa espécie por concentrações elevadas.  A manipulação do crescimento através de diferentes tratamentos de fertilização, além de ajudar a compreender o estado fisiológico da alga, pode ser de grande utilidade na implantação de cultivos algais, especialmente para espécies economicamente importantes.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Macroalga, Cultivo, Nutrientes.