62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
"MINHA ESCOLA, MEU PATRIMÔNIO": RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL ZILA MAMEDE.
Maria Cristina Leandro de Oliveira 1
Marluce Barbosa de França 1
Olga Suely Teixeira 1
Wallas Jefferson de Lima 1
Mariza Silva de Araújo 1, 2
1. Curso de História - Universidade Potiguar/UnP
2. Profª. Msc/Orientadora
INTRODUÇÃO:

A preocupação com a preservação da memória histórica e, por extensão, do Patrimônio Cultural é fenômeno que vem tomando conotação nos últimos anos. Contudo, preservação do patrimônio é vista hoje, prioritariamente, como uma questão de cidadania e, com isso, interessa a todos por se constituir em direito fundamental do cidadão e sustentáculo para a construção de uma identidade sócio cultural. O presente trabalho objetiva discutir questões relacionadas com a possibilidade de se trabalhar a Escola Estadual Zila Mamede, Natal R/N, como um Bem Patrimonial, e assim, estimular nos alunos, o senso de preservação da memória social coletiva, como condição indispensável à construção de uma identidade. O desenvolvimento deste trabalho é relevante para o fortalecimento das ligações entre os educandos e suas heranças culturais, auxiliando-os a compreender o valor de seus bens históricos e artísticos fazendo com que valorizem ainda mais a preservação dessa herança, fortalecendo uma memória histórica social.

METODOLOGIA:

A organização do projeto aliou teoria e prática com os seus objetivos centrados a partir de uma reflexão crítica. O trabalho ora exposto se apresenta como um relato de experiência desenvolvido nas atividades da disciplina de Estágio Supervisionado I da referida Universidade. A metodologia tem embasamento teórico metodológico segundo Maria de Lourdes Parreiras Horta, a qual trata da Educação Patrimonial como um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Para tanto trabalhamos com alunos do 1° "E" e 2° "D" do Ensino Médio. O trabalho dividiu-se em três momentos. O primeiro momento estruturou-se sobre uma explanação acerca do Patrimônio Cultural em sua conjuntura mais ampla. O segundo dividiu-se em duas fases: a) aplicação de um questionário semi-estruturado sobre a Escola; b) análise dos das informações coletadas. No terceiro momento houve o planejamento de como utilizar as informações coletadas para intervenção em sala de aula a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. Assim, foi planejada a construção de conhecimento sobre a Escola em seu aspecto patrimonial.

RESULTADOS:

Os resultados se mostraram satisfatórios, sendo demonstrados através das atitudes como participação e interação dos alunos em resposta aos momentos de intervenção. O sucesso do projeto junto aos alunos se fez a partir estudo e da pesquisa partindo do conhecimento prévio dos alunos, da pesquisa e da integração entre estagiários, professores e alunos. Os resultados foram apresentados aos mesmos consoante a uma aprendizagem e construção de conhecimento através de uma Educação Patrimonial numa perspectiva que aliou a teoria e a prática na pesquisa escolar.

CONCLUSÃO:

Utilizamos estratégias de ensino/ aprendizagem a fim de permitir uma reflexão sobre uma educação cidadã partindo das informações prévias dos alunos sobre o estudo do Patrimônio, o que demonstrou que existe uma gama de percepções sobre o tema proposto. A questão central gira em torno das reais possibilidades de ação educativa para se estabelecer um diálogo pedagógico entre escola e comunidade voltado para a questão patrimonial, o que denota que uma ação educativa voltada para o desenvolvimento de uma consciência reflexiva é fundamental no processo da preservação dos bens culturais. No entanto, uma prática pedagógica alicerçada em uma Educação Patrimonial se faz importante no que diz respeito o despertar de uma consciência crítica e de responsabilidade para com a questão do patrimônio.

Palavras-chave: Educação Patrimonial, Prática Pedagógica, Pesquisa no Estágio.