62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
A EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO CAMPUS/CÁCERES.
Denise Dalmás Rodrigues 1
José dos Santos Souza 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso/Campus Cácere
INTRODUÇÃO:
Com a Reforma Educacional foram inevitáveis as mudanças nas escolas brasileiras, sobretudo, no sistema curricular integrado da educação profissional. Tais mudanças avocaram transformações nos envolvidos, em especial no corpo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/Campus Cáceres (IFMT/Campus Cáceres), que se viu obrigado a reformular sua práxis e amoldar suas ações frente às reformas curriculares. A partir da promulgação do Decreto Federal nº 5154 o IFMT/Campus Cáceres optou pelo ensino médio integrado ao ensino técnico e, desde então, procura oferecer ensino técnico-profissional que proporcione a integração entre teoria e prática, propiciando a formação científica, tecnológica e humanística. Diante disto, procuramos conhecer a experiência de integração curricular dos cursos de nível médio integrados do Instituto. O presente estudo teve como objetivo verificar como foi tratada a integração curricular pelos docentes, no processo de reestruturação da proposta pedagógica dos cursos técnicos integrados, explicar como se deu a relação entre formação geral e formação técnica no processo de integração curricular e analisar as estratégias de integração curricular explicitadas nos documentos oficiais.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa básica de caráter explicativo e de abordagem qualitativa de investigação que se utilizou de questionários, observação, levantamento de material bibliográfico e análise de documentos primários produzidos pela instituição pesquisada, para coleta de dados. Participaram da pesquisa vinte e oito professores que trabalham no CursoTécnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFMT/Campus Cáceres
RESULTADOS:
A partir da análise dos dados coletados, verificamos que os docentes do IFMT/Campus Cáceres praticam parcialmente a integração curricular no seu cotidiano escolar e resistem às mudanças propostas pelos documentos oficiais. Afirmam que as mudanças curriculares que chegaram à escola, em forma de Leis e Decretos, com poucas discussões e sem a anuência ou parecer dos sujeitos envolvidos e apontam a ausência de oportunidades de discussões acerca do tema integração curricular, no Instituto. Embora termos constatado o fato de que os professores pensam que a integração do currículo é benéfica ao ensino-aprendizagem, não a praticam em função da ausência de qualificação e discussões acerca desta prática.
CONCLUSÃO:
Observamos que integrar o currículo não significa simplesmente sobrepor as disciplinas da formação geral e da formação técnica. É necessário haver o desenvolvimento social, político, psicofísico, ético e moral do aluno diante do processo de apropriação e uso produtivo do conhecimento científico e tecnológico pautado numa perspectiva omnilateral de formação humana. Com isto, concluímos que a comunidade escolar deve estar consciente, qualificada e apta para enfrentar as transversalidades decorrentes da obrigação imprescindível de se operacionalizar, implementar e efetivar a integração curricular na práxis pedagógica do IFMT/ Campus Cáceres, minimizando o distanciamento entre a formação geral e formação técnica e gerando, assim, avanços consideráveis no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Integração Curricular , Ensino Médio, Ensino Técnico.