62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
ANÁLISE MULTIMODAL DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS DESTINADOS AO PÚBLICO FEMININOS
REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA 1
NELLY MEDEIROS DE CARVALHO 2
1. Faculdade Franssinetti do Recife - FAFIRE.
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:

A linguagem é um elemento vivo, que surge e se desenvolve na relação com os sujeitos que dela se utilizam em diferentes esferas da atividade humana. É o elemento mobilizador de transformações histórico-sociais, propõe mudanças sociais, é reflexo destas mesmas alterações, refrata novas ideias e novos conceitos pertinentes à realidade social. Neste contexto, a linguagem publicitária tem como tarefa informar as características dos produtos e esta função objetiva é aparentemente sua função primordial. Porém a linguagem passa da informação à persuasão clara e depois a persuasão subliminar.

METODOLOGIA:

Por tal razão, o presente trabalho teve como objetivo verificar a utilização dos códigos semióticos (texto visual) associadas ao texto verbal e a construção de suas significações presentes em publicidades direcionadas ao público feminino, que abordam um conteúdo voltado para a vaidade feminina extraídas da revista Marie Claire.

Para efetivar este trabalho, analisamos as publicidades numa perspectiva sincrônica e das relações entre língua, história, cultura e sociedade, compreendendo o discurso, como um modo de representação social e uma ação sobre o mundo e sobre o outro.

RESULTADOS:

Para efetivar este trabalho, analisamos as publicidades numa perspectiva sincrônica e das relações entre língua, história, cultura e sociedade, compreendendo o discurso, como um modo de representação social e uma ação sobre o mundo e sobre o outro.

Esta perspectiva torna o desenvolvimento do trabalho de forte importância não apenas para o meio acadêmico, mas para a sociedade como um todo visto que este "meio comunicativo" veio transfigurar a cultura e a forma em que vivemos em sociedade por estratagemas imagéticos e discursivos.

CONCLUSÃO:

Pudemos constatar através desse estudo que na publicidade a linguagem deve ser direta, objetiva e, sobretudo, visual. Por isso exige-se também do leitor um letramento visual para a total compreensão do texto multimodal, pois, no discurso contemporâneo, as imagens passam a compor o sentido do texto juntamente com a modalidade escrita, com forte carga semântica e ideológica, deixando de apresentar um caráter meramente ilustrativo.

Sendo assim, somente a inserção do sujeito no contexto, aliada aos conhecimentos lingüísticos e os processos cognitivos dos inter-relacionados irão permitir compreender conceitos abstratos e "nomear" diferentes ocorrências da vida cotidiana tipificando as diferentes formas de sentido que compõem a união do texto verbal com icônico que acarreta em novas construções simbólicas e combinações de sentidos.

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de pós-graduação Lato Senso em Lingüística Aplicada a Práticas Discursivas, ocorrido no ano de 2009, na Faculdade Franssinetti do Recife - FAFIRE. 

Palavras-chave: Publicidade Feminina, Textos multimodais publicitários, Análise do Discurso.