62ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística |
ANÁLISE MULTIMODAL DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS DESTINADOS AO PÚBLICO FEMININOS |
REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA 1 NELLY MEDEIROS DE CARVALHO 2 |
1. Faculdade Franssinetti do Recife - FAFIRE. 2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
INTRODUÇÃO: |
A linguagem é um elemento vivo, que surge e se desenvolve na relação com os sujeitos que dela se utilizam em diferentes esferas da atividade humana. É o elemento mobilizador de transformações histórico-sociais, propõe mudanças sociais, é reflexo destas mesmas alterações, refrata novas ideias e novos conceitos pertinentes à realidade social. Neste contexto, a linguagem publicitária tem como tarefa informar as características dos produtos e esta função objetiva é aparentemente sua função primordial. Porém a linguagem passa da informação à persuasão clara e depois a persuasão subliminar. |
METODOLOGIA: |
Por tal razão, o presente trabalho teve como objetivo verificar a utilização dos códigos semióticos (texto visual) associadas ao texto verbal e a construção de suas significações presentes em publicidades direcionadas ao público feminino, que abordam um conteúdo voltado para a vaidade feminina extraídas da revista Marie Claire. Para efetivar este trabalho, analisamos as publicidades numa perspectiva sincrônica e das relações entre língua, história, cultura e sociedade, compreendendo o discurso, como um modo de representação social e uma ação sobre o mundo e sobre o outro. |
RESULTADOS: |
Para efetivar este trabalho, analisamos as publicidades numa perspectiva sincrônica e das relações entre língua, história, cultura e sociedade, compreendendo o discurso, como um modo de representação social e uma ação sobre o mundo e sobre o outro. Esta perspectiva torna o desenvolvimento do trabalho de forte importância não apenas para o meio acadêmico, mas para a sociedade como um todo visto que este "meio comunicativo" veio transfigurar a cultura e a forma em que vivemos em sociedade por estratagemas imagéticos e discursivos. |
CONCLUSÃO: |
Pudemos constatar através desse estudo que na publicidade a linguagem deve ser direta, objetiva e, sobretudo, visual. Por isso exige-se também do leitor um letramento visual para a total compreensão do texto multimodal, pois, no discurso contemporâneo, as imagens passam a compor o sentido do texto juntamente com a modalidade escrita, com forte carga semântica e ideológica, deixando de apresentar um caráter meramente ilustrativo. Sendo assim, somente a inserção do sujeito no contexto, aliada aos conhecimentos lingüísticos e os processos cognitivos dos inter-relacionados irão permitir compreender conceitos abstratos e "nomear" diferentes ocorrências da vida cotidiana tipificando as diferentes formas de sentido que compõem a união do texto verbal com icônico que acarreta em novas construções simbólicas e combinações de sentidos. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de pós-graduação Lato Senso em Lingüística Aplicada a Práticas Discursivas, ocorrido no ano de 2009, na Faculdade Franssinetti do Recife - FAFIRE. |
Palavras-chave: Publicidade Feminina, Textos multimodais publicitários, Análise do Discurso. |