62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO DE UM GRUPO DE IDOSAS APÓS INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA.
Felipe Soares Macedo 1
Michelle Duarte Santa Cruz 1
Patrício Galdino da Silva 1
Anaara Alves Leite 1
Alecsandra Ferreira Tomaz 1
1. Departamento de Fisioterapia, Universidade Estadual da Paraíba / UEPB
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento biológico normal leva à diminuição das reservas funcionais do organismo. Dentre as alterações que ocorrem durante esse processo, encontram-se os distúrbios do equilíbrio os quais estão entre os principais fatores de instabilidade postural em idosos.Este estudo teve como objetivo avaliar o equilíbrio das idosas do Grupo Aurora da Vida em Campina Grande - PB antes e após intervenção fisioterapêutica.
METODOLOGIA:
O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória. Realizada na cidade de Campina Grande - PB, tendo como universo as idosas do grupo Aurora da Vida, sendo a amostra constituída por 12 participantes, de acordo com os critérios de inclusão. O instrumento da pesquisa consistiu na Escala de Equilíbrio de Berg (BERG et al., 1992) para avaliação do equilíbrio, sendo aplicada no início do programa de intervenção e ao seu término. Foram totalizadas 16 intervenções fisioterapêuticas, que se consistiu de atividades de alongamento e fortalecimento para os membros superiores, inferiores e tronco, além de atividades de equilíbrio e técnicas de relaxamento. Os dados foram tratados e analisados pelo programa Microsoft Excel 2007 e apresentados por meio de gráficos e/ou tabelas, através da estatística descritiva simples.
RESULTADOS:
O resultado obtido torna-se condizente com a literatura a partir do momento em que os menores valores para a escala de Berg foram obtidos pelas idosas de idade mais avançada, enquanto que os melhores valores de referência pré e pós tratamento (52 ; 56) foram apresentados pela paciente que apresentava a menor idade da amostra, 61 anos de idade. Os índices obtidos posteriormente à intervenção fisioterapêutica quando comparados com os dados anteriores à mesma, observa-se que o valor mínimo da Escala de Equilíbrio de Berg pré intervenção fisioterapêutica foi de 33 pontos sendo o valor máximo alcançado de 56 pontos correspondendo ao maior valor possível de ser atingido na referida escala. O crescimento da pontuação evidenciada na amostra podemos destacar as tarefas T14, T11 e T13 havendo, respectivamente um aumento de 14, 13 e 11 pontos. É notável também, que T9 se caracteriza pela tarefa com menor índice de variação sendo este igual a 01. As demais tarefas obtiveram variação entre 02 e 10 pontos. Segundo Stevenson (2001), mudança de 06 (seis) pontos na escala de Berg é considerada clinicamente significativo. No grupo estudado, este aumento, maior do que 06 (seis) pontos aconteceram em 58,33% das idosas, enquanto as demais apresentaram aumentos na escala variando entre 4 e 5 pontos.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados obtidos, torna-se relevante o presente estudo uma vez que a identificação das mudanças que ocorrem no sistema do controle postural nestes indivíduos é de suma importância para que se desenvolvam métodos preventivos e de intervenção terapêutica com o objetivo de manter ou melhorar a capacidade funcional e prevenir danos físicos, internações hospitalares e institucionalizações, promovendo uma melhor qualidade de vida para esta população.
Palavras-chave: Envelhecimento, Idoso, Equilíbrio.