62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 5. Química de Macromoléculas
Ação antioxidante de uma kappa carragenana
Leonardo Augusto Rêgo de Souza 1
Thuane de Sousa Pinheiro 1
Joedyson Emmanuel de Macedo Magalhães 1
Monique Gabriela das Chagas Faustino Alves 1
Juliana Macêdo Chagas 1
Edda Lisboa Leite 1
1. Departamento de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
A carragenana é um nome genérico para uma família de polissacarídeos, obtido por extração a partir de determinadas espécies de algas vermelhas. As carragenanas são constituídas basicamente de monômeros sulfatados de D-galactose ligados alternadamente com α-(1->4) e β-(1->3). Além da galactose, outros resíduos de carboidratos como xilose, glicose, ácidos urônicos podem estar presentes em baixas quantidades em preparações da carragenanas. Carragenanas são também utilizados em diversos produtos não alimentares, tais como produtos farmacêuticos, cosméticos, têxteis e de impressão em formulações. As Carragenanas classicamente são utilizadas como agentes para a indução experimental da inflamação.Estas galactanas sulfatadas são classificadas de acordo com a presença de 3,6-anidrogalactose, posição e número de grupos sulfato. Quando injetadas subcutaneamente na superfície plantar de uma pata de rato, provocam uma inflamação característica, que pode ser usada para quantificar o poder de ação de drogas antiinflamatórias. Trabalhos descrevem outras propriedades biológicos desses polímeros. Este trabalho tem como objetivo a avaliação do poder antioxidante de uma kappa carragenana obtida comercialmente.
METODOLOGIA:
A carragenana kappa foi obtida comercialmente da marca Sigma. Para avaliação da ação antioxidante foram testados em cinco diferentes concentrações (1, 2, 4, 6 e 8 mg/mL, n=3) através de vários métodos. A avaliação do poder redutor baseia-se na capacidade desta reduzir o íon Fe+3 para Fe+2. Outro parâmetro é a avaliação da capacidade do composto reduzir o radical superóxido pelo métodos fenazina-NBT. A capacidade antioxidante total se baseia na capacidade do composto gerar a redução do molibdato de amônio. A ação dos radicais livres está diretamente relacionada aos danos celulares, para isto foi avaliado a ação dos polissacarídeos frente a peroxidação lipídica. Foi utilizado o BHT como padrão para todos os métodos, exceto a peroxidação lipídica, que utilizou o α-tocoferol como padrão. Os padrões foram analisados nas mesmas concentrações da carragenana.
RESULTADOS:
A carragenana comercial apresentou poder de redução em todas as concentrações testadas, atingindo um platô a partir de 2 mg/mL (0,275). No entanto, essa capacidade representa menos da metade (38%) quando comparada ao antioxidante BHT nas mesmas concentrações. Com relação a atividade antioxidante total (expresso em equivalente de ácido ascórbico), foi observado um efeito dose dependente,com platô a partir da massa 4mg (110 µg de ácido ascórbico). Pouca atividade foi observada na inibição da peroxidação lipídica, onde obteve-se 17,7% de inibição na maior concentração (8mg/mL). Em contraste, o α-tocoferol apresentou excelente atividade, atingindo um platô a 4mg/mL (80% de inibição). Com relação ao seqüestro do radical superóxido, a carragenana atingiu um valor máximo de 50% com efeito dose-dependente.
CONCLUSÃO:
A partir dos dados obtidos pode-se concluir que a kappa carragenana comercial apresenta poder redutor, sendo este menor que o antioxidante BHT. Além disso, apresentou atividade antioxidante in vitro, mostrando moderado efeito sobre a peroxidação lipídica, nas concentrações testadas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Carragenana, antioxidante, polissacarídeo sulfatado.