62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
"MEMÓRIA MINHA COMUNIDADE": O CONJUNTO CIDADE SATÉLITE A PARTIR DA NARRATIVA DE SEUS MORADORES.
Thiago Gladys dos Santos 1
Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira 2
1. Depto. de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Prof. Dr. / Orientador - Depto. de História - UFRN
INTRODUÇÃO:
O projeto memória minha comunidade é um programa visa manter viva a memória das comunidades urbanas de Natal, tanto bairros quanto conjuntos, haja vista que a cidade do Natal teve um grande aumento populacional a partir da década de 1950, o que ocasionou uma grande expansão imobiliária. Esse crescimento provocou o surgimento de novos bairros e conjuntos habitacionais, sendo que, muitos deles não contam com produções historiográficas. O Conjunto escolhido para o início do projeto foi o Cidade Satélite, onde relato dos próprios moradores foi a principal fonte para a nossa produção historiográfica. O trabalho teve como principal objetivo produzir material histórico sobre o Cidade Satélite, suprindo uma carência antes existente na historiografia do Conjunto. O material produzido durante o trabalho possibilita a pesquisadores, alunos, e grande publico em geral, uma primeira visão sobre a história do Conjunto Cidade Satélite.
METODOLOGIA:
Como são escassos os documentos escritos sobre a História do Conjunto Cidade Satélite, a principal fonte para a realização do trabalho foram as narrativas dos moradores do Conjunto. Desse modo utilizamos a História Oral como metodologia historiográfica, com ênfase na História Oral Temática, já que o Cidade Satélite era o objeto de estudo. O trabalho foi dividido em duas partes, a primeira foi a realização de 13 entrevistas com moradores do Conjunto, que eram jovens, religiosos, políticos, donas de casa, comerciantes e chefes de família. As entrevistas foram feitas sempre por 2 entrevistadores, com o auxilio de um gravador e realizadas em 3 etapas: Contato inicial, entrevista propriamente dita e transcrição. A segunda parte do trabalho foi a produção de artigos com base na análise do discurso presentes nas narrativas dos moradores obtidas através das entrevistas, somado aos materiais recolhidos com os próprios moradores, como jornais, fotografias e outros documentos pessoais ou pertencentes as instituições do próprio Conjunto ou que tivessem vínculo com este.
RESULTADOS:
Os artigos produzidos durante a execução do projeto, com base principalmente nas entrevistas, resultaram na compilação de uma publicação, tendo como foco suprir a carência de material historiográfico sobre o Conjunto Cidade Satélite. As transcrições estarão disponíveis, no sítio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal para serem consultadas. As entrevistas realizadas no projeto revelam as diferentes versões que os moradores tem sobre a história do Conjunto Cidade Satélite. As opiniões de cada um, a maneira com que contam os fatos, são decorrentes da sua forma de ver o mundo, de acordo com o credo, opinião política, sexo, idade, etc. Desse modo, o trabalho com a história local oferece outras possibilidades além da relação direta com a história nacional e do teor ufanista. É possível que o historiador escolha a sua maneira de trabalhar. Podemos observar a mudança na paisagem do local, as dinâmicas econômicas, ou utilizar alguma das outras diversas metodologias desenvolvidas no campo da história, principalmente com o movimento denominado Nova História, dentre elas a história oral, método, este, que pode colaborar para uma leitura mais analítica do local, na compreensão das dinâmicas individuais e coletivas das pessoas que o compõem.
CONCLUSÃO:
Enfrentamos uma carência muito grande, quando se trata de fontes para o estudo dos bairros da cidade do Natal, com o desenvolvimento desse projeto em outros bairros e comunidades da cidade, poderemos contar com um acervo muito mais completo, facilitando assim o trabalho de pesquisa. Assim o projeto Memória Minha Comunidade, tem apresentado uma especial importância. Pois possibilita a aplicação de novos métodos de pesquisa para a construção da história local e também a criação de um acervo antes inexistente, para que dessa maneira seja possível ao comunitário conhecer a história da sua localidade a fim de que se possam desenvolver atitudes e posturas cidadãs e entender a importância da história do lugar.
Instituição de Fomento: Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal - SEMURB
Palavras-chave: Cidade Satélite, Entrevistas, História Oral.