62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO MARANHÃO OITOCENTISTA
ODALEIA ALVES DA COSTA 2, 1
1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
INTRODUÇÃO:
Objetiva-se traçar um paralelo entre os livros didáticos: "Livro do Povo" de Antônio Marques Rodrigues (1865) e "Lições de História Santa do Antigo e Novo Testamento" de Antonio Augusto Rodrigues (1882).
METODOLOGIA:
Inicialmente, realizou-se a leitura do sumário dos dois livros e percebeu-se que ambos discorrem sobre lições bíblicas que eram trabalhadas nas escolas maranhenses no século XIX.  Além disso, analisamos os pareceres que foram emitidos pelas autoridades da época, se posicionando sobre os referidos livros didáticos.
RESULTADOS:
O livro "Historia Santa do Antigo e novo Testamento: resumidas e accommodadas à intelligencia dos meninos", de autoria de Antonio Augusto Rodrigues, foi mandado adotar pelo governo da província nas escolas primárias e contou com os pareceres favoráveis do: Director do Collegio da Immaculada Conceição, Padre Raimundo Alves da Fonseca; Amigo Dr. Cezar Augusto Marques; Arcediago, conego Dr. Manoel Tavares da Silva; Vice-presidente da província Dr. José Francisco de Viveiros por intermédio do inspector da Instrucção Publica do Maranhão, Dr. Antonio dos Santos Jacintho; inspetores da Instrução Publica Antonio Janzen de Mattos Pereira e Tibério Cezar de Lemos, além do arcypreste, Raimundo Alves dos Santos. Com o "Livro do Povo" não foi diferente, além de um longo currículo do autor na folha de rosto, o livro conta com o parecer de Dom Manoel Joaquim da Silveira, arcebispo da Bahia. Este mesmo livro contou ainda com o parecer de D. Fr. Caetano Brandão, Arcebispo de Braga, com o parecer de Luiz, Bispo do Maranhão, datado no Paço Episcopal em 21 de julho de 1863.
CONCLUSÃO:

A adoção de um livro didático nas escolas primárias de uma determinada província passa por toda essa seleção: autoria, editoração, indicações no prefácio, preço. Conforme exemplos acima, nota-se que os livros para serem adotados nas escolas provinciais precisavam da manifestação de inúmeras autoridades locais, desde aquelas ligadas diretamente à educação, como é o caso dos diretores de colégio e inspetores da instrução pública, até o alto escalão do governo, a exemplo do vice presidente de província, passando também pelo crivo da Igreja Católica (arcebispos e bispos).

 

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão
Palavras-chave: Livro Didático, Parecer, Autoria.