62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A ESCRITA DO MEMORIAL COMO FERRAMENTA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS TURMAS DO PROGRAMA TRAVESSIA
Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes 1
Efigênia Ferreira Brandão dos Santos 1
Olívia Magali Bandeira Leitão 1
Roseli Giseli de Santana 1
Sérgio Bezerra da Silva 1
Verônica Paula de Oliveira Corrêa 2
1. Escola Padre Francisco Carneiro
2. Gerência Regional Metro Norte
INTRODUÇÃO:

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, adquirindo vocabulários mais pobres. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Por meio dela, além de adquirir mais conhecimento e cultura, o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho exigente, novas experiências, ao conhecermos mais o mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.  Sendo assim, a construção do memorial pelos estudantes além de ser uma ferramenta avaliativa, visa também contribuir para o aprimoramento da escrita e leitura numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada. Neste projeto, promovemos o resgate da cidadania e a integração social, elevando a auto-estima, desenvolvendo um olhar crítico, possibilitando formar uma sociedade mais consciente através do hábito da leitura.

METODOLOGIA:

A experiência foi desenvolvida na Escola Padre Francisco Carneiro, situada na Rua Auta de Macedo s/n, São Benedito, Olinda-PE. Participaram 75 alunos do Programa de correção de fluxo (TRAVESSIA - SE/PE), no intuito de acelerar estudantes fora da faixa etária. A construção do memorial vem sendo desenvolvida visando uma melhoria na leitura, rendimento nas disciplinas e conseqüentemente uma maior aquisição de conhecimentos. Como o objetivo da leitura é promover a educação para a formação e crescimento dos indivíduos devendo contemplar o domínio da escrita e fazer do professor um facilitador, o Memorial se enquadra perfeitamente neste contexto, uma vez que, realiza registros do cotidiano, avanços, dificuldades e soluções na construção do conhecimento, elevando assim, a auto-estima, a autocrítica e auto-avaliação dos estudantes, concorrendo para que tenham iniciativa, disciplina e organização. Vivenciamos a temática da seguinte forma: atividades integradoras voltadas à leitura e construção do memorial, motivação para instigar o interesse pela temática, exibição da teleaula e outros vídeos (Filme: Escritores da Liberdade), leitura de imagem, atividades com livro-texto e outros, atividades em grupos, socialização das aprendizagens construídas.

RESULTADOS:

Com base nos dados obtidos, percebeu-se que os estudantes foram estimulados ao prazer da leitura enriquecendo o vocabulário, obtendo conhecimento, dinamizando o raciocínio e a interpretação de forma contextualizada e interdisciplinar. Onde os conhecimentos se fixam de forma a não serem esquecidos posteriormente, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado e o incentivo à leitura é o prazer de novas descobertas através da integração com vivências coletivas em diversas linguagens. Durante a realização dessa atividade os estudantes foram levados a construir o seu memorial com base na exibição do filme "Escritores da Liberdade" e em todas as suas construções a escola é reconhecida como um espaço de potencial para a comunidade em que se insere. Captando o mundo diante de si e ao redor de si. Após o término de cada atividade os grupos expuseram suas produções fazendo o relato do seu pensar criativo através de exposição em diferentes linguagens dos memoriais construídos e cartazes confeccionados conscientizando-os a uma tomada de consciência para mudar situações na medida em que detém o conhecimento.

CONCLUSÃO:

Sendo assim, a construção do memorial pelos estudantes mostrou um significativo avanço na construção e aquisição do conhecimento no âmbito interdisciplinar. Além de ser uma ferramenta avaliativa e formativa durante todo o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando uma reflexão contínua sobre a prática do professor e a aprendizagem dos estudantes. Contribuindo para a melhoria da escrita e produção textual. Este projeto promove desta forma, o resgate da cidadania e a integração social, elevando a auto-estima, desenvolvendo um olhar crítico e possibilitando formar uma sociedade mais consciente através do hábito da leitura.

 

 

 

Instituição de Fomento: Secretaria de Educação de Pernambuco
Palavras-chave: Memorial ., Interdisciplinar, Programa Travessia.