62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
CARACTERIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA INGESTÃO DE ENERGIA E MACRONUTRIENTES DE ADULTOS COM SOBREPESO E OBESIDADE FUNCIONÁRIOS DE UMA FÁBRICA EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE, RN.
Diana Quitéria Cabral Ferreira 1
Aline Priscila Anselmo da Silva 2
Vanessa Fernandes Coutinho 2
1. Departamento de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Departamento de Nutrição, Universidade Gama Filho / UGF
INTRODUÇÃO:
A obesidade é um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento da massa adiposa do organismo, que se reflete no aumento do peso corpóreo. É uma condição clínica séria e de origem multifatoral, podendo ocasionar múltiplas anormalidades metabólicas que contribuem para a manifestação de dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, entre outras doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). É indiscutível o papel da dieta e dos alimentos na manutenção da saúde e na redução do risco de DCNT, pois com base em uma alimentação equilibrada pode se promover a saúde e eviatr o aparecimento e agravamento de doenças. A elevada prevalência da obesidade associada a outros fatores de risco para DCNT, em indivíduos adultos, alerta para a necessidade de adoção de programas de promoção de saúde e prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o estado nutricional e dietético (adequação de energia e macronutrientes) de indivíduos adultos, identificando possíveis fatores de risco para DCNT.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo descritivo transversal, com funcionários da filial da Fábrica Capricórnio, localizada em São Gonçalo do Amarante, RN, no período de maio a junho de 2008. Os voluntários foram previamente informados sobre os objetivos da pesquisa, e em seguida assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram utilizados como critérios de inclusão: indivíduos adultos de ambos os gêneros; funcionários efetivos da referida fábrica; Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 24,9Kg/m2; e como critérios de exculsão: idade acima de 60 anos; mulheres que estivessem grávidas ou lactentes. Para realização da avaliação dietética foi utilizado o método de Recordatório de 24 horas, os dados dietéticos foram analisados no software AVANUTRI®. Na avaliação antropométrica foi realizada a aferição do peso e da estatura para obtenção do IMC e a Circunferência da Cintura (CC), os participantes também foram questionados quanto a hábitos de vida, como tabagismo, etilismo, prática de exercícios físicos regulares e antecedentes familiares de doenças crônicas. Na análise estatística foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov para verificação da normalidade das variáveis métricas e o Teste t de Student para comparações entre so gêneros. O nível de significância adotado foi de 5%.
RESULTADOS:
Particiaram da pesquisa 30 indivíduos, sendo 56,7% homens e 43,3% mulheres, com idade média de 36,3±10,2 anos, sendo que a maioria (66,7%) não praticava exercícios físicos e apresentaram histórico familiar de doenças crônicas (56,7%), todos os pacientes negaram tabagismo e a maior parte afirmou não consumir bebidas alcoólicas (80,0%). Quanto ao estado nutricional, com base no IMC, foi observado que 76,7% dos pacientes apresentaram sobrepeso e 23,3% obesidade, com relação a CC, foi observado que a maioria dos homens (52,9%) e das mulheres (84,6%) apresentaram risco elevado para complicações metabólicas. Na avaliação dietética, no que diz respeito a ingestão energética, foi encontrado uma adequação de 112,1% para os homens, ou seja, maior do que o necessitado, e para as mulheres 89,9% de adequação, isto é, elas consumiram uma quantidade energética inferior ao que necessitavam. Na avaliação do consumo dos macronutrientes foi observado que os homens consumiram uma quantidade maior de carboidratos, lipídeos e proteínas do que as mulheres (t≥2,2; P≤0,039) e, tanto os homens quanto as mulheres, apresentaram um consumo de lipídeos superior às recomendações (Dietary References Intakes-DRI), os demais macronutrientes se encontraram dentro da faixa de recomendação, para ambos os gêneros.
CONCLUSÃO:
Os indivíduos adultos com sobrepeso e obesidade apresentaram alguns fatores de risco positivos para o aparecimento e desenvolvimento das DCNT, como uma elevada CC, o que implica em maior risco de complicações metabólicas, o que veio associado ao sedentarismo relatado pela maioria da população do estudo, a presença de histórico de doenças crônicas na família, e ainda a um consumo elevado de calorias, por parte dos homens, e lipídeos, em ambos os gênero. Dessa forma, percebe-se a necessidade de implementação de atividades de educação nutricional e esclamentos quanto as danos ocasionados pelo sobrepeso e obesidade e também dos riscos à saúde e o comprometimento do desempenho funcional no trabalho associados a esse consumo alimentar inadequado.
Palavras-chave: Consumo alimentar, Doenças crônicas não-transmissíveis, Antropometria.