62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 11. Segurança
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS
Gustavo Henrique Souto da Silva 1
Edsângela da Costa Silva 2
João Medeiros de Araújo 1
Tamara Olivera Souza 1
Isabel Nobre Pinheiro 1
1. Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN
2. Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:
Com a facilidade ao acesso a rede mundial de computadores as redes sociais, popularmente mais conhecidas como sites de relacionamentos, sofreram uma expansão de forma rápida e incontrolável, e seus usuários, na maioria das vezes, não se preocupam com as informações que expõem em seus perfis. O excesso de informações inseridas nestas redes é uma falha de segurança grave. Terceiros com intenções maliciosas podem se aproveitar dessas informações para iniciar uma série de ataques ao usuário destas redes sociais. O objetivo da pesquisa é analisar o comportamento dos jovens quanto à segurança da informação em redes sociais, e ainda, verificar seus conhecimentos sobre os mecanismos de proteção utilizados para a referida segurança.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada entre os adolescentes que cursavam do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio em um colégio da rede particular de ensino em Natal, Rio Grande do Norte, no período de 02 a 09 de outubro de 2009, nos turnos manhã e tarde. Como a política do colégio é de não deixar o questionário ser aplicado em sala de aula utilizou-se o pátio do colégio para realizar a pesquisa. A técnica de amostragem utilizada foi do tipo por conveniência (não-probabilística), portanto não podendo generalizar o resultado para a população de alunos. Mesmo com intenção de entrevistar o máximo de alunos da população-alvo, no total, foram abordados 173 adolescentes sendo a maioria na faixa etária entre 14 e 17 anos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com 14 questões abordando diversos pontos sobre: segurança da informação, tipo de acesso a internet, instalação de programas, provedor de Internet e sigilo de informações.
RESULTADOS:
Para alcançar os resultados da pesquisa foi utilizada a estatística descritiva observando a sumarização dos dados através de tabelas e gráficos com medidas relativas permitindo que as 14 variáveis fossem analisadas e interpretadas. A pesquisa mostra que entre as redes sociais, o Orkut se destaca seguida pelo MSN. Também, foram citadas na pesquisa: Twitter, Facebook, e além de outras. Esse resultado corrobora com o resultado obtido em outra pesquisa realizada pela W3C em 2008 na América Latina. A utilização de datas como senhas é utilizada por 27% dos alunos pesquisados e 64% não têm o costume de mudar suas senhas, abrindo assim uma pequena falha de segurança. O compartilhamento de senhas de acessos é uma prática comum (82%). Dentro dessas redes sociais apenas 9% dos alunos pesquisados, afirmaram que costumam relacionar-se com pessoas fora do circulo de amizade. Foi contatado que 11% já passaram por algum tipo de constrangimento por informações pessoais indevidamente divulgadas em alguma rede social. O conhecimento do antivírus é um ponto essencial para proteção da informação, porém, apenas 52% dos alunos pesquisados afirmaram conhecer e atualizar diariamente o antivírus. 40% negaram o conhecimento do antivírus, e 8% não souberam informar.
CONCLUSÃO:
A WEB é o maior meio de compartilhamento de informações, a tecnologia mais promissora dos últimos anos, mas nesse meio podem-se esconder diversas armadilhas, assim como pessoas com más intenções podendo realizar diversos ataques aos seus usuários através de informações subtraídas deles, principalmente nas redes sociais, onde o fluxo de informações e a adesão de usuários é algo intenso. Os resultados da pesquisa mostraram que os usuários ainda não se conscientizaram dos perigos da Internet e não utilizam as boas práticas da segurança. As maiores falhas apresentadas por esses usuários foi o compartilhamento de suas senhas. Para reduzir os altos índices de quebra de sigilo, rapto de informações e outros males encontrados nestas redes sociais são necessários a realização de trabalhos de conscientização e orientação com os usuários destas redes. Pretende-se, portanto, voltar ao colégio para realizar uma palestra, com o objetivo de conscientizar os alunos da importância de se proteger nas redes sociais.
Palavras-chave: Segurança da Informação, Redes Sociais, Sociedade.