62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
PRÁTICAS AMBIENTAIS NA HOTELARIA DA ORLA MARÍTIMA DE NATAL/RN
Cláudia Regina Maciel Gomes 1
Sérgio Marques Júnior 2
1. Dpto. de Botânica, Ecologia e Zoologia - UFRN
2. Prof. Dr./Orientador - Dpto. de Agropecuária - UFRN
INTRODUÇÃO:
As regiões costeiras são consideradas uma das mais ameaçadas do planeta e constitucionalmente como um patrimônio nacional de ecossistemas frágeis que necessitam de permanente proteção. A multiplicação desordenada dos complexos hoteleiros, motivada pelas pressões das imobiliárias, têm sido apontada como um dos fatores negativos do turismo na zona costeira. Natal é uma cidade potencialmente turística e depende da boa qualidade do meio ambiente para obter bons resultados nesse pólo econômico. No entanto, não são claras as práticas nesse segmento para minimizar os impactos ambientais das suas atividades. Muitas pesquisas relatam que melhorar o desempenho ambiental do hotel levaria não só à melhoria ambiental quanto à redução do consumo de energia e custos operacionais. Além disso, tal prática gera um ambiente favorável tanto para os funcionários quanto para os clientes, o que ajuda a elevar a imagem da empresa gerando vantagem competitiva. Este trabalho tem por objetivo investigar a preocupação ambiental dos gestores dos hotéis do litoral de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, através da adoção de medidas redutoras de impacto ambiental.
METODOLOGIA:
A pesquisa é de abordagem quantitativa, exploratória e descritiva. Além disso, foi utilizado o conhecimento disponível na literatura já existente como base teórica à questão levantada. Através de uma amostragem estratificada probabilística, com intervalo de confiança de 95% e erro amostral de 0,05, de um universo amostral de 68 hotéis, obteve-se uma amostra de 58 hotéis sendo 42 em Ponta Negra, 9 na Via Costeira e 7 na Praia do Meio, selecionados aleatoriamente. A população-alvo desta pesquisa é composta pelos gerentes dos hotéis, visto que eles são os responsáveis pela tomada de decisão. O instrumento de pesquisa utilizado para coleta de dados foi o questionário com 37 questões, divididas em três seções. A primeira trata das práticas ambientais sendo baseado no aplicado pelo Programa de Certificação de Turismo Sustentável Green Deal da Guatemala, especificamente no que se refere ao eixo ambiental (águas residuais, resíduos sólidos e uso eficiente da água e da energia); a segunda seção refere-se à percepção do gestor em relação às praticas ambientais; e na terceira seção é analisado o perfil do hotel. Os questionários foram aplicados no período de março a maio de 2009 atingindo 38% da amostra original.
RESULTADOS:
A maior parte dos hotéis da orla marítima de Natal, 55%, possui mais de 100 unidades habitacionais, consideradas de grande porte. O surgimento dos hotéis na orla iniciou na década de 80 tendo seu pico na década de 90, seguida de uma queda de 2000 a 2009. 72% são de proprietários brasileiros. Nenhum dos hotéis que participaram da pesquisa possui certificação ambiental. As práticas ambientais mais implementadas foram em relação ao uso eficiente de energia, no qual os hotéis obtiveram 72% da pontuação exigida para esse grupo. As práticas ambientais menos implementadas foram em relação a gestão de águas residuais, apenas 16%. Os hotéis de grande porte e da Via Costeira foram os que mais implementaram práticas ambientais, 58% em ambas categorias.Os danos que os hotéis podem causar no meio ambiente foram considerados por 77% dos gestores como importante ou muito importante. 78% dos gestores consideraram a preocupação ambiental como uma importante ferramenta de competitividade. 72% dos gestores considerou que a implementação de práticas ambientais mediante divulgação, através de um projeto de marketing ambiental atrairia clientes. Mas apenas 23% dos gestores se consideraram realmente comprometidos com as questões ambientais.
CONCLUSÃO:
A pesquisa junto aos hotéis da Orla Marítima de Natal permitiu verificar que as práticas ambientais não são atualmente, uma preocupação dos gerentes. Em face de um crescimento da indústria do turismo em Natal, a demanda por serviços hoteleiros acompanhou esta tendência vertiginosa. Este segmento tem vindo a tornar-se, gradualmente, o centro de atenções relativas a expectativas ambientais, em particular, pelos clientes e pela comunidade que vem despertando para a questão. Logo é de todo pertinente que a indústria adote um modelo de gestão ecologicamente correto, dado que este proporcionará a minimização de custos operacionais através de ganhos de eficiência, bem como potenciará a satisfação geral do cliente e da comunidade em relação ao setor. Para que isso ocorra é importante que os hotéis tenham apoio, usufruindo de consultoria por parte de profissionais capacitados e que o esforço ambiental efetuado pelo segmento hoteleiro seja facilmente reconhecido pelos clientes, por exemplo, através de premiações e certificação ambiental de modo a elevar a importância da gestão ambiental no setor.
Palavras-chave: Impactos ambientais, Gestão ambiental, Sustentabilidade ambiental.