62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
AVIFAUNA SILVESTRE UTILIZADA POR POPULAÇÕES HUMANAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: IMPLICAÇÕES PARA CONSERVAÇÃO
Veruska Asevedo Nobrega 1
Rômulo Romeu da Nóbrega Alves 1
1. Universidade Estadual da Paraíba / UEPB
INTRODUÇÃO:
O Brasil possui grande biodiversidade de espécies endêmicas de aves. Várias delas se encontram no bioma caatinga, localizado na região do Nordeste brasileiro. A presença e distribuição dessas espécies na região do semi-árido possibilita que a população local utilize-as para diversas finalidades, práticas que tem importantes implicações conservacionistas. O objetivo desse estudo é avaliar na comunidade do Gravatá, município de Fagundes, Agreste paraibano, quais os usos humanos e possíveis impactos associados à biodiversidade das aves silvestres, bem como analisar os aspectos sócio-culturais e econômicos da população.
METODOLOGIA:
As informações foram obtidas através de entrevistas livres e aplicações de questionários semi-estruturados a 46 moradores locais. Estes citaram um total de 57 espécies diferentes de Aves, as quais são utilizadas de alguma forma por habitantes locais.
RESULTADOS:
As aves citadas se distribuem em dez categorias de uso: zooterapia (18 espécies); etnoveterinária (1); cosmético (4); místico-religiosa (7); criação/domesticação (38); exploração comercial (27); ornamentação (7); alimentação (16); lazer (17) e caça de controle (3). A maioria das espécies é silvestre (n=23), sendo apenas 4 domesticadas. A diversidade de utilização por espécies variou de 1 a 8 usos, com uma média de 2,42 usos por animal, sendo que 30 espécies (52,6%) apresentaram uma variedade de uso acima da média. A exploração através da caça é uma prática tradicional passada de geração em geração e parte integrante da economia principalmente em áreas rurais. A utilização da avifauna silvestre contribui diretamente para a subsistência da comunidade.
CONCLUSÃO:
Todas as modalidades de uso ou conexão com as aves que foram registradas abrangem a avifauna silvestre, desse modo, as atividades de educação ambiental envolvendo a população local se revestem de grande importância. Medidas visando à sustentabilidade da avifauna silvestre fizeram-se necessárias, as quais devem incorporar aspectos culturais associados aos usos desses animais e sua conservação.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Palavras-chave: Uso das aves, Conservação, Avifauna.