62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
JORNAL COMUNITÁRIO O CRI-CRI COMO MEIO DE AFIRMAÇÃO NA PERIFERIA DE SÃO PEDRO, ZONA NORTE DE MANAUS/AM
Renan Albuquerque Rodrigues 1
Sandra Damasceno da Rocha 1
João Bosco Ferreira 2
Ivânia Maria Carneiro Vieira 2
Fabíola Pascarelli Reis de Freitas 3
Luana Brasil de Souza 3
1. Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Ufam
2. Instituto de Ciências Humanas e Letras da Ufam
3. Jornalistas de grupos midiáticos de Manaus
INTRODUÇÃO:
Devido à dificuldade de participação efetiva e inserção nos meios de comunicação de massa, as comunidades menos favorecidas financeiramente tendem a atuar no sentido de dispor de instrumentos alternativos para divulgar suas demandas. Apesar disso, em Manaus, assim como no Brasil de modo geral, onde a distribuição de renda é extremamente desigual e grande parte da população mora em áreas periféricas, pouco se fala e quase nada se pratica em termos de comunicação comunitária fora das academias. Partindo desse pressuposto, o objetivo do trabalho foi avaliar em que medida um informativo impresso montado e editado por moradores de uma comunidade periférica da cidade de Manaus, Estado do Amazonas, tende a refletir anseios populares e servir de veículo afirmativo e identificador em face a grandes empresas midiáticas da mesma capital.
METODOLOGIA:
A pesquisa ocorreu na comunidade de São Pedro, zona norte de Manaus, Amazonas, em novembro e dezembro de 2009 e janeiro de 2010. Escolhido por conveniância, o universo de participantes consistiu em um único agrupamento selecionado para responder a questões semidirigidas do tipo "quais suas opiniões em relação ao jornal comunitário O Cri-Cri?", "o jornal consegue refletir os anseios populares?", "de que forma a comunidade percebe o trabalho feito pelos membros do Cri-Cri?", as quais podiam ter pequenas variações conforme o desenvolvimento da entrevista visando melhor compreensão dos questionamentos por parte dos entrevistados. Para avaliar as respostas foi efetivada interpretação de conteúdo manual, conduzida por processo hermenêutico de avaliação de falas a posteriori. As emersões não foram categorizadas por suas co-ocorrências. Optou-se pela identificação dos discursos com maior significância simbólica dentro do contexto social da comunidade. Como proposta para o registro da pesquisa, foi realizado um vídeo, com câmera do tipo mini-DV/Cam e edição não-linear. O produto foi depositado no acervo do Departamento de Comunicação da Ufam, podendo ser acessado por alunos e docentes.
RESULTADOS:
As temáticas mais enfocadas pelos entrevistados foram a) a educação e b) infra-estrutura do bairro. Diferentes discursos deram conta dos temas, que para os moradores da comunidade São Pedro envolvidos com o jornal O Cri-Cri são os mais salutares, atualmente, dentro do universo de demandas específicas sem contemplação por parte dos conglomerados midiáticos da capital amazonense. Tanto falas direcionadas a problemas pontuais, relacionados com as atividades educacionais na escola situada na localidade, quanto casos mais abrangentes, como a falta histórica de saneamento básico, foram enumeradas pelos participantes. Foi nítido observar, porém, que a problemática das condições infra-estruturais e situacionais precárias da escola é um dos pontos essenciais do debate que hoje O Cri-Cri procura tornar mais acessível aos moradores. Os entrevistados pontuaram a questão, mostrando que, mesmo por meio de vieses pessoais e exigências individuais, a temática tende a ser o núcleo central das preocupações coletivas dos comunitários.
CONCLUSÃO:
O jornal O Cri-Cri, feito pelos moradores da comunidade Parque São Pedro, é enquadrado nas características apontadas pelos estudiosos da comunicação sobre jornalismo comunitário. As pautas são discutidas com as pessoas participantes e as matérias também são escritas por elas, podendo-se dizer que o jornal é feito não apenas para a comunidade, mas ainda pela comunidade. O fato de aproximar-se da população local permite que o veículo dialogue com ela com maior profundidade e intensidade, fomentando a identidade popular dos moradores. O jornal possibilita aos comunitários a oportunidade de expor e discutir ideias com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no bairro. Além disso, O Cri Cri auxilia no desenvolvimento do senso crítico das pessoas da periferia de São Pedro e supre o pouco e quase ineficiente espaço dado pela mídia existente em Manaus a esse coletivo, servindo como instrumento de afirmação da população e ferramenta de fortalecimento das relações sociais entre grupos daquela região, o que tende a tornar mais abrangente a educação na comunidade.
Palavras-chave: Mídia alternativa, Jornalismo comunitário, Periferia de Manaus.