62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
INSETOS NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E EDUCATIVA
Márcio Silva Pereira 1
Bruna da Silva de Oliveira 1
Felipe Fonseca de Oliveira 1
Frank Pantoja da Silva 1
Jefferson Douglas Oliveira Damasceno 1
Lucélia Nunes da Silva 1
1. Secretaria do Estado de Educação do Amazonas - SEDUC
INTRODUÇÃO:

As transformações que estamos vivendo em nosso planeta requerem mudanças nos métodos de ensino que permitam formar técnicos e cidadãos conscientes do seu papel social, para atuar sobre nas mudanças de atitudes no nosso modo de vida, nos padrões de consumo e de produção, torna-se necessário atuar sobre educação ambiental na formação do indivíduo, mas essa formação não pode ser só de conhecimento, tem de ser vivencial e permitir uma ação coletiva. Uma das formas de trabalho científico é a montagem de uma coleção Entomológica na escola que é uma excelente oportunidade para introduzir os alunos na abordagem científica de coleções. Os insetos são o grupo dominante de animais na Terra com cerca de 1.000.000 de espécies identificadas, no entanto segundo especialistas, esse número representa 20% das espécies e são de extrema importância para as cadeias vitais do planeta. Alguns insetos possuem ampla ocorrência, sendo observados em todo o continente, enquanto outras espécies são limitadas a alguns hectares. O inventário da ocorrência dos insetos é de desmedida importância em estudos ecológicos, como também para utilização de forma didática na escola em aulas práticas de laboratório ajudando aos alunos na compreensão das diversas formas de vida existentes em nosso planeta.

METODOLOGIA:

O Projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Daisaku Ikeda, onde foi feito o treinamento dos alunos. Foram feitas 75 entrevistas com os comunitários sobre o tema da pesquisa para saber a idéia que cada um tem sobre os insetos e sua importância ecológica. Realizou-se à seleção da área, que ainda apresenta fragmentos de mata no entorno da escola. Foram feitas 04 coletas e instalado nas áreas um total de 60 armadilhas (15 em cada coleta).

Os insetos foram coletados através de "pitfall traps" armadilha que permaneceu 48 horas na área de pesquisa, como também através de coletas manuais. Em laboratório os insetos coletados passaram pelo processo de triagem e separação. Foi feita a identificação das Ordens através de chaves de identificação, todo material foi colocado em vidraria adequada onde recebeu a numeração para que seja formada a coleção entomológica em via úmida, como também alguns espécimes foram montados em caixas apropriadas para exposição e utilização em aulas na escola. Todo material foi catalogado e confeccionada uma cartilha educativa sobre cada uma das ordens de insetos, sua importância e biologia, essa cartilha servirá de subsidio para futuras aulas práticas da própria escola e também será entregue na biblioteca escolar para utilização dos alunos em trabalhos de pesquisa.

RESULTADOS:

Coletou-se cerca de 210 insetos das várias ordens, sendo que a grande maioria, cerca de 80 % são da Ordem Hymenoptera (Formigas), as outras Ordens Orthoptera, Blattodea, Coleoptera, Lepidoptera juntos somaram 20%. Acredita-se que a maior quantidade de insetos da ordem Hymenoptera coletados se deu principalmente pelas coletas terem sido realizadas no período de verão amazônico, pois muitas ordens de insetos têm pouca adaptação ao calor e são difíceis de serem vistas, enquanto que as formigas têm uma maior resistência a esse período, aparecendo sempre em grandes quantidades nas coletas.

Em relação questionário que foi aplicado à comunidade, pode-se destacar que 17% acham que os insetos não têm nenhuma importância no meio ambiente, ou seja, muitos acreditam que viveriam melhores sem os insetos. Outro dado importante do questionário é que cerca de 23% dos entrevistados acham que todos os insetos são prejudiciais aos seres humanos, nota-se ai que muitas pessoas tem a idéia que até mesmo aqueles que produzem alimentos como no caso as abelhas são prejudiciais. Por fim cerca de 88% acham que é importante estudar e conhecer os insetos, mesmo sendo para alguns os insetos sem importância na natureza e na vida dos seres humanos.

CONCLUSÃO:

Ao final do período deste projeto constatou-se uma melhoria no rendimento escolar dos alunos, bem como na aprendizagem, pois os mesmos nunca haviam participado de projetos de pesquisa e de trabalhos práticos de campo que foi desenvolvido durante a execução deste projeto. Somado a tudo isso também todo treinamento que foi levado aos alunos, e a formação de futuros pesquisadores que poderão estar participando de projetos futuros, dando continuidade a uma carreia de pesquisador e ajudando em sua comunidade, levando informação através da confecção de uma cartilha didática que servirá de subsídio para pesquisas e aulas práticas na escola.

Instituição de Fomento: Secretaria do Estado de Educação do Amazonas - SEDUC; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam
Palavras-chave: Educação Ambiental, Insetos, Inventário.