62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PROJETO GIRASSOL: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PUBLICAS QUE ATUAM NO CICLO DE APRENDIZAGEM INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL.
MARIA LUCIA AGUIAR TEIXEIRA 1
MARIA DE FATIMA SOUSA SILVA 2
SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA MIRANDA 1
DULCE HELENA TEIXEIRA DOS SANTOS 3
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
2. FACULDADE INTEGRADA DE JACAREPAGUÁ-FIJ
3. UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL SÃO JOSÉ
INTRODUÇÃO:

O baixo índice de leitura dos brasileiros, juntamente com a criminalidade e a taxa de juros é uma questão de vergonha nacional. Em algumas pesquisas sobre hábito de leitura o Brasil configurou na 27° posição de leitura, entre os 30 países pesquisados. Os índices de leitura, alfabetização e aquisição da escrita no Maranhão não são nem um pouco satisfatórios e a escola objeto deste projeto não tem atingido metas de qualidade quanto à leitura e à aquisição da escrita nas últimas pesquisas realizadas pelo Estado do Maranhão e pelo governo Federal. Partindo deste principio propõe-se uma investigação no ensino fundamental para analisar as dificuldades encontradas por alunos e professores no decorrer das disciplinas e assim contribuir com alternativas que possam otimizar o processo ensino aprendizagem. O Projeto em questão torna-se importante por proporcionar uma articulação entre Universidade e comunidade envolvendo as disciplinas português e matemática, possibilitando aos alunos do Curso de Pedagogia investigarem as problemáticas existentes nas escolas públicas de Caxias - MA, e assim contribuírem para otimizar o processo ensino aprendizagem.

 

METODOLOGIA:

Para iniciar a pesquisa fez-se opção pela pesquisa etnográfica, considerando que a mesma iria proporcionar uma maior aproximação entre os sujeitos pesquisados e o pesquisador. A pesquisa foi realizada em 3 escolas públicas estaduais, CE Clovis Vidigal, UEM São José, e UI Castelo Branco, envolvendo um contingente de 40 alunos da primeira serie e quarenta da segunda serie.   Os alunos do Curso de Pedagogia juntamente com a aluna bolsista de iniciação cientifica fizeram levantamento do acervo bibliográfico que contempla o assunto em questão. Após leituras e discussões em pequenos e grandes grupos, foi realizado fichamento de textos para fixar o entendimento do conteúdo.  Detectados os problemas de matemática, leitura e escrita dos alunos. Os professores do ensino fundamental, os alunos do Curso de Pedagogia, a aluna bolsista e os alunos das escolas públicas, matriculadas no 1º e 2º ano, do ensino fundamental trabalharam em uma sala com oficinas com os alunos que apresentaram baixo desempenho nas habilidades de leitura, construção da escrita e matemática Após a obtenção dos resultados os mesmos foram tabulados e apresentados.

RESULTADOS:

Durante o desenvolvimento da pesquisa observou-se que os alunos tinham pouca familiaridade com a leitura, escrita e situações problemas, envolvendo raciocínio matemático. Foram realizadas varias anotações no que diz respeito ao desempenho dos alunos. A aluna bolsista manteve-se participante em todas as atividades propostas pelas professoras da escola e pela orientadora. A respeito da aplicação dos questionários citaremos algumas questões que consideramos relevantes para melhor entendimento; Quando questionados sobre a maior dificuldade na leitura, 56% dos alunos responderam que ainda não sabem ler, 14% conseguem ler pequenas palavras, e 13% lêem pequenos textos e 17% lêem sem dificuldades. O que deixa evidenciado que estes alunos ainda estão em fase de construção da leitura e escrita. A respeito da matemática detectou-se que 95% ainda não sabem operar com a soma e subtração e apenas 5% conseguem efetuar situações problemas envolvendo adição e subtração. Evidenciando que os professores precisam ter um trabalho voltado para subsidiar a prática cotidiana dos alunos. Esta realidade é preocupante uma vez que a função primordial da escola é o repasse de conhecimentos, e os professores são os grandes responsáveis pela socialização dos conteúdos que estimulam a produção do conhecimento.

CONCLUSÃO:

 

Após a execução do projeto, ficou evidenciada a necessidade de um trabalho mais contundente no que diz respeito à leitura e escrita. Haja vista que, a produção de sentidos e prática interdisciplinar, intersubjetiva concreta, vê a escrita como trabalho que exige a leitura como elemento do processo de inter-relação e a matemática como necessidade do homem enquanto sujeito. Percebeu-se ainda um alto déficit de aprendizagem dos alunos nestes níveis de ensino evidenciando uma lacuna no que poderíamos no processo ensino aprendizagem. O que caracteriza o projeto como de grande relevância para a escola, enquanto comunidade carente e deficitária de apoio que possa contribuir para resolver problemas, como estes, que se alastram ano a ano sem tomadas de decisões concretas.

 

 

Palavras-chave: Parceria, Aprendizagem, Escola pública.