62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
DIÁLOGOS E INTERAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Waldênia Batista de Vasconcelos 1
Pedro Lucio Barbosa 2
Rômulo Marinho do Rêgo 3
1. Depto. de Matemática e Estatística, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Prof. Ms./ Co - orientador. - Depto. de Matemática e Estatística- UEPB
3. Prof. Dr./Orientador - Depto . de Matemática e Estatística- UEPB
INTRODUÇÃO:
Pesquisar sobre o que acontece na sala de aula constitui uma atividade essencial para conhecer mais sobre o processo de ensino e de aprendizagem. Este estudo também se justifica em razão da importância adquirida pelos estudos sobre como o aluno aprende. Neste trabalho, investigamos como ocorrem os diálogos entre professora e alunos e entre os próprios alunos em uma sala de aula de matemática, buscando compreender o papel das interações sociais entre eles. O conceito de aprendizagem que abraçamos neste estudo é o proposto por Alro e Skvsmose (2006), que a considera como o processo de interação entre duas ou mais pessoas, por meio do diálogo. A aprendizagem é redefinida como construção de sentidos e as análises das interações discursivas revelam como professor e alunos negociam novos significados em um processo comunicativo no qual perspectivas culturais diferentes se encontram em um processo de crescimento individual e coletivo.
METODOLOGIA:
Para a compreensão do fenômeno de estudo, realizamos neste trabalho uma abordagem qualitativa. A pesquisa qualitativa pode ser caracterizada como sendo uma tentativa de se explicar em profundidade o significado e as características dos resultados das informações obtidas. A coleta dos dados da presente pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB, tendo como interlocutores a professora de matemática Cristina, do 6º ano do ensino fundamental e 3 alunos de uma de suas turmas. Os instrumentos utilizados para coletar foram gravações em vídeo de 15 aulas de matemática sobre frações e ângulos. Além da gravação em vídeo das aulas, 3 alunos foram entrevistados. As perguntas foram formuladas aos alunos sempre após o final de cada aula. As perguntas feitas tiveram o objetivo de esclarecer algum acontecimento durante a aula, isto é, foram elaboradas com base em alguma afirmação feita ou reação a algum discurso da professora. Escolhemos quatro trechos ou episódios das aulas gravadas em vídeo para realizar as análises.
RESULTADOS:
Os diálogos travados em sala de aula de matemática entre a professora e os alunos ajudaram a fortalecer a relação professora e alunos e entre os próprios alunos por meio do reconhecimento do aluno enquanto sujeito de suas experiências. A relação entre as experiências anteriores dos alunos, aquilo que eles aprenderam de matemática em anos anteriores, e até no cotidiano, mostrou repercussão na aprendizagem. Dos três alunos, verificamos que um deles tinha pouco domínio sobre conhecimentos matemáticos necessários para resolver as tarefas propostas no 6º ano. Exatamente esse aluno, demonstrou mais dificuldades de interação com a professora e com seus colegas. O discurso da professora de matemática em alguns momentos não favoreceu as interações na sala de aula. A professora Cristina sempre perguntava aos alunos a resposta para determinadas questões, mas não perguntava como eles resolveram o problema, em raras oportunidades os alunos eram requisitados para oferecer explicações e justificativas.
CONCLUSÃO:
A forma de comunicação da professora é fundamental para criar um ambiente favorável ao diálogo e a aprendizagem. A análise dos dados aponta que os diálogos que ocorrem em sala de aula servem para esclarecer posições e facilitar as interações na sala de aula de matemática. Porém, nem sempre os diálogos e interações são facilitados pela professora. No momento de resolução de exercícios verificamos que os diálogos entre os alunos nem sempre ocorrem de forma harmoniosa, no entanto, quando a professora organiza a turma em grupos, isso facilita a interação entre eles, ocorrendo também à aprendizagem no momento em que cada aluno expõe a sua idéia como também estreita os laços afetivos entre os alunos. Por isso é importante que o professor não utilize apenas aulas expositivas, mas também procure dar sua aula dialogada, pois alem de ajudar a desenvolver o raciocínio dos alunos, desenvolve o potencial criativo dos mesmos e ajuda na interação entre eles.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Diálogos, Interações, Aprendizagem.