62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
OCORRÊNCIA DA PODRIDÃO DO COLO CAUSADA POR Fusarium sp. EM MELÃO (Cucumis melo L.) NO ESTADO DE ALAGOAS.
Lucas da Silva Santos 1
José Pedro da Silva 1
Pablo Rodrigo Moura Santos 1
Carlos Jorge da Silva 1
Paulo Vanderlei Ferreira 1
Maria de Fátima Silva Muniz 1
1. Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:

O melão (Cucumis melo L.) pertencente à família das Cucurbitáceas é muito apreciado e de grande popularidade no Brasil e no mundo. É uma cultura de grande importância para o Nordeste brasileiro, onde a ocorrência de condições climáticas adequadas, como temperaturas elevadas e altos níveis de insolação, favorecem o desenvolvimento de frutos com elevado teor de sólidos solúveis totais.

A expansão da área cultivada no Nordeste brasileiro, aliada ao cultivo intensivo e contínuo sem rotação de culturas, tem contribuído para o aumento da incidência e severidade de doenças fúngicas. A ocorrência dessas doenças pode propiciar reduções quantitativas e qualitativas na produtividade, constituindo-se em alguns casos, fator limitante à produção.

Em dezembro de 2008, na área experimental constituída por 120 progênies de melão com o sistema de irrigação por gotejamento, instalada no Centro de Ciências Agrárias/UFAL, Rio Largo, AL, verificou-se uma doença que se caracterizava por necrose no colo das plantas e murcha na maioria das progênies. Considerando a falta de informação sobre a mesma para o Estado de Alagoas, este trabalho teve como objetivos caracterizar morfologicamente um isolado de Fusarium associado à enfermidade, bem como avaliar a patogenicidade.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia do Centro de Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Rio Largo, AL. Este consistiu na retirada de fragmentos, das plantas com sintomas de podridão, através de amostras do colo, procedendo-se a desinfestação em hipoclorito de sódio 1% por 1 minuto. Os fragmentos foram depositados em placas de Petri, contendo meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA). A patogenicidade do isolado foi testada, em plantas de melão da progênie P43 com 30 dias de idade, cultivadas em vasos plásticos pretos (2 L capacidade), preenchidos com solo autoclavado. Quatro plantas foram utilizadas para a inoculação com o isolado. Nas plantas que serviram de testemunhas, foi inserido no colo apenas disco de BDA, sem o inóculo.. Após a observação dos sintomas foi efetuado o reisolamento do patógeno em BDA. A identificação do isolado foi feita com base nas características morfológicas das estruturas reprodutivas em meio de BDA (forma dos macroconídios, forma e modo de formação dos microconídios, natureza das células conidiógenas que sustentam os microconídios, presença ou ausência de clamidósporos).

RESULTADOS:

As plantas inoculadas com o isolado de Fusarium apresentaram os sintomas iniciais da doença dois dias após a inoculação. O apodrecimento desenvolveu-se como uma lesão encharcada a qual tornou-se progressivamente de cor marrom-escura, circundando o colo da planta culminando com a morte das plantas. Plantas testemunhas permaneceram sadias. Culturas reisoladas a partir dos tecidos infectados foram semelhantes às originais, confirmando-se a patogenicidade do isolado.

Em BDA o fungo apresentou colônias de coloração creme, contendo micélio esparso. Os macroconídios apresentaram-se levemente curvados, formados em monofiálides longas sobre hifas, normalmente com três a cinco septos. Microconídios uni ou bicelulares, elípticos ou ovóides, foram produzidos sobre monofiálides longas. Observou-se a presença de clamidósporos globosos com parede lisa. Essas características evidenciam a presença de F. solani. Entretanto, uma cultura do fungo foi encaminhada ao Dr. José Aires Ventura do Instituto Capixaba de Pesquisa-Incaper, para confirmação da espécie.

Este é o primeiro relato de Fusarium sp. como patógeno do meloeiro no Estado de Alagoas. Culturas do patógeno foram depositadas na Micoteca do Laboratório de Fitopatologia do CECA/UFAL.

CONCLUSÃO:

·         As características do isolado correspondem à descrição de Fusarium sp.

·         Relata-se pela primeira vez em Alagoas a ocorrência de Fusarium sp. em meloeiro.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Podridão do Colo, Fusuarium sp., Melão.