62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O LÚDICO NA ESCOLA: UM BREVE ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (MANAUS - AM)
Larissa de Barros Batista 1
Adriene Rolim da Cruz 1
Tatiane Campelo da Silva Palhares 1
1. Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA
INTRODUÇÃO:
Este resumo baseia-se em estudos realizados nas escolas municipais do ensino fundamental da gerência distrital centro sul da cidade de Manaus-am. Esta pesquisa analisa a importância do lúdico para o processo de aprendizagem dos alunos das séries iniciais. Ao percorrer a literatura pedagógica percebemos o quanto se atribui significados, funções e características diferenciadas ao lúdico. Assim, aquele que fala do processo de aprendizagem usando uma linguagem mais estatística certamente limita sua abordagem, sem perceber que a educação qualitativa urge por outros e diversos instrumentos de ensino. o objetivo da pesquisa é analisar os reais instrumentos de ensino e os possíveis meios de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Os mecanismos de acionamento do ensino fundamental, precisam proporcionar atividades que mantenham a espontaneidade, criatividade, capacidade de reflexão e construção dos conceitos. Neste sentido o estudo torna-se relevante por refletir sobre o lúdico e o processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais.
METODOLOGIA:
O lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica. A criança e mesmo o jovem opõe uma resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa. Como forma de desmistificar o lúdico como mero "passatempo", a pesquisa utilizou o método bibliográfico e participante. Os dados foram coletados por meio de questionários com questões abertas e fechadas. Os atores da pesquisa foram os professores e alunos das escolas investigadas.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa evidenciam que as escolas apresentam ausências de espaços recreativos que possibilitem desenvolver atividades lúdicas. Além disso, as crianças apresentam fragilidades no processo de aprendizagem, em função dos instrumentos de ensino serem estáticos e sem a preocupação de criar um ambiente novo que estimule e valorize as habilidades de trabalhar e cria em conjunto. Visto isso, a atividade lúdica desenvolvida no espaço escolar, contribui para nortear a prática pedagógica no ensino, proporcionando aos alunos um novo interesse e motivação em aprender.
CONCLUSÃO:
Para que o lúdico seja incluído no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental que o docente conheça a sua importância, pois além de proporcionar habilidades diferenciadas do saber promove um novo modelo de ensino interagindo com o meio cultural, social e psicomotor do aprendiz. A educação possibilita ao educando uma construção de saberes e a atividade lúdica uma aprendizagem prazerosa e dinâmica.
Palavras-chave: Lúdico, Criança, Ensino Fundamental.