62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
CARACTERIZAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E DA ATIVIDADE FÍSICA DE UMA POPULAÇÃO IDOSA COM SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA
Marina de Sousa Medeiros 1
Johnnatas Mikael Lopes 1
Rafaela Faustino Lacerda de Souza 1
Aryostennes Miquéias da Silva Ferreira 1
Fábio Galvão Dantas 1
1. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
A sonolência excessiva diurna (SED) se apresenta como o segundo distúrbio do sono mais prevalente, atingindo cerca de 4% a 12% da população geral (SOUZA et al., 2007). Estar comumente associada à síndrome da apnéia obstrutiva do sono (TAVARES et al., 1996), narcolepsia (BENCA, 2007) e senescência (HARA, 2008). A SED é causa por fragmentação do sono e, supostamente, agravada pela associação com hipoxemia/hipercapnia (MIHAICUTA, 2006). Além disso, 26% a 32% dos adultos correm o risco de ter ou tem Apnéia Obstrutiva do Sono e apresentar, de modo subjacente, a Sonolência Excessiva Diurna como fator agravante, tornando o seu diagnóstico e tratamento necessário para evitar maiores complicações (PAGEL, 2009). O processo de envelhecimento acarreta alterações corporais. O peso e a estatura sofrem alterações que acompanham o envelhecimento, os quais tendem a diminuir. Há diminuição da massa magra e modificação no padrão de gordura corporal, onde o tecido gorduroso dos braços e pernas diminui, mas aumenta no tronco. Em conseqüência disso, o perímetro do braço que diminuem e o perímetro abdominal (MENEZES e MARUCCI, 2005). O objetivo deste trabalho é verificar o perfil antropométrico dos idosos com índice de Epworth condizente com sonolência excessiva diurna.
METODOLOGIA:
Pesquisa epidemiológica de caráter populacional, observacional e transversal. A coleta dos dados realizou-se nos domicílios escolhidos aleatoriamente em um bairro, representativo do Distrito Sanitário I e utilizando a estratégia de amostras de domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão incluídos na amostra indivíduos de ambos os sexos com idade acima de 60 anos e que se disponibilizarem a participar do estudo. Para avaliar a presença de sonolência excessiva diurna será utilizado a Escala de Sonolência de Epworth, o qual é um instrumento de avaliação subjetiva da SED. Eram considerados com sonolência aqueles com pontuação acima de 10 neste instrumento. O estado nutricional será determinado pelo calculo do índice de massa corpórea, cujo valor é obtido a partir da relação entre massa em Kg e o quadrado da estatura em metros. O peso definir-se-á através de balança com capacidade para 150 kg e sensibilidade de 100g. A altura será mensurada pelo estadiômetro naqueles idosos que consigam adotar a posição ortostática. Os indivíduos que se dispuserem a participar da pesquisa serão convidados a assinar um termo de consentimento, de acordo com a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
RESULTADOS:
Na amostra analisada, composta por 42 idosos, apresentou as seguintes médias do padrão antropométrico: altura (149,62), peso (66,13), Índice de Massa Corpórea (28,91), circunferência do braço (30,7), circunferência da panturrilha (27,6), circunferência abdominal (97,72). Nesta, 84,6% amostra total apresentavam circunferência abdominal indicativo de risco a doenças coronarianas. Nesta mesma amostra, 35,71% apresentaram Sonolência Excessiva Diurna. Deste 15,4% apresentaram-se eutrófico e 84,6% apresentaram-se com sobrepeso. Quanto à circunferência abdominal dos que apresentam SED, 92,85% mostraram-se com valores indicativos de risco a doenças coronárias, e 7,14% não indicativo. Da amostra total, 28 idosos praticavam atividades físicas leve com média de tempo de realização de 130 minutos, 22 exercícios moderados com média de tempo de realização de 163 minutos e 10 exercícios vigorosos com média de tempo de realização de 52,5 minutos. O tempo médio sentado durante a semana foi de 272,65 minutos, e durante o final de semana foi 246,32 minutos dos que apresentaram indicativo de SED apenas um não praticava algum tipo de atividade física. Destes 8,1% não realizavam nenhum tipo de atividade física e 91,9% realizava algum tipo de atividade física por pelo menos 10 minutos.
CONCLUSÃO:
Observou-se que há a prevalência significativa de sonolência excessiva diurna na determinada amostra (35,71%). Com relação ao índice de massa corpórea, mostra-se uma população de maioria com sobrepeso (57,14%), principalmente quando analisados somente os que apresentam indicativo de SED (84,6%). Quanto à circunferência abdominal há um numero significativo de idosos com risco a desenvolver problemas coronários (84,6%), e esse número aumenta quando diz respeito a aqueles com SED (92,85%). No ponto de vista da atividade física, a realização de exercício foi satisfatória, pois 91,9% dos idosos praticavam algum tipo de atividade física.
Palavras-chave: TRANSTORNO DO SONO, ANTROPOMETRIA, ATIVIDADE FÍSICA.