62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
AS VÁRIAS TIPOLOGIAS DE CAATINGA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO TIGRE - PB
Rafael de Farias Ferreira 1
Mary Janice Lima dos Santos 2
Francisco Fabio Dantas da Costa 3
1. Depto. de Geografia e História - UEPB
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Biológicas - AESA/CESA
3. Prof. Ms./ Orientador - Depto. de Geografia e História - UEPB
INTRODUÇÃO:
Dentre os biomas brasileiros, a Caatinga é, provavelmente, o mais desvalorizado e desconhecido botanicamente. Esta situação é decorrente de uma crença injustificada, e que não deve ser mais aceita, de que a Caatinga é o resultado da modificação de uma outra formação vegetal, estando associada a uma diversidade muito baixa de plantas, sem espécies endêmicas e altamente modificada pelas ações antrópicas. A Caatinga contém uma grande variedade de tipos vegetacionais, com elevado número de espécies e também remanescentes de vegetação ainda bem preservada, que incluem um número expressivo de táxons raros e endêmicos, por ser um ecossistema inexplorado cientificamente, é tratada neste estudo com grande relevância, tendo como objetivo a identificação de suas tipologias no município de São João do Tigre, no Estado da Paraíba, para que desta forma, se aprenda como conservá-la e preservá-la, diante do processo de desertificação que já a atinge de maneira rápida e silenciosa.
METODOLOGIA:
A metodologia deste trabalho consistiu num levantamento bibliográfico sobre os aspectos geomorfológicos, climáticos e de vegetação do município de São João do Tigre, na região do Cariri Paraibano. Visitas foram realizadas no município, algumas na estação chuvosa e outras na seca. Fotografias foram tiradas da área de estudo para documentar os aspectos da geografia física local, tais como dados sobre o relevo, a vegetação e os solos e também registros das atividades antrópicas realizadas mais frequentemente. Todos esses aspectos observados in-loco e anotados em uma ficha de campo.
RESULTADOS:
O município de São João do tigre é formado por Serras e serrotes que podem alcançar 1.170m. A sua área territorial mede 812,43 Km², que, portanto representa 1,31% do território Paraibano. A população, segundo o IBGE de (2000), apresenta um total de 4.481 habitantes, sendo, 1.236 hab. da zona urbana e 3.245 hab. da zona rural. O IDH do município é de 0,527 estando a baixo da média nacional proposta pelo governo. A Climatologia é definida pela amplitude térmica que são grandes, com bruscas variações de temperatura, tornando os dias (quentes) e as noites (frias). O solo é caracterizado por duas classes, sendo a primeira, o Litossolo que se caracteriza pelo pouco desenvolvimento, por apresentar um Horizonte A fraco, textura média e material de origem proveniente a desagregação de rochas ígneas. O segundo, é o Regossolo, também não apresenta desenvolvimento, sua textura é arenosa, pouco profundo e rico em materiais primários de fácil intemperização. O relevo da área observada é caracterizado por dois tipos: o forte ondulado a montanhoso, com declives que varia entre a 20 a 30% e suave ondulado a ondulado, cuja declive varia entre 10 a 16%. No entanto predomina o relevo do tipo forte ondulado a montanhoso, abrangendo mais da metade desta área. Quanto aos aspectos geomorfológicos e de altitude, a região representa a parte mais elevada do planalto da Borborema, sendo definida como superfície Montana Cimeira, com elevações variando entre 1.000 e 1.150 metros.
CONCLUSÃO:
Desta forma, conclui-se que o relevo e o solo são dois fatores que determinam o tipo de vegetação encontrada na área estudada, no qual observamos a vegetação Arbustiva Arbórea Aberta que esta relacionada diretamente com as características do solo e a forma de exploração praticada, pela sua própria condição edafológica. A vegetação Arbustiva Arbórea fechada que é encontrada nos tamanhos de 3 a 4 metros em processo de regeneração e de 6 a 8 metros, normalmente preservado com fins de sombreamento é a vegetação mais predominante da região. E por último, a Arbórea fechada: que abriga espécies de 20 a 30 metros. Os dois últimos tipos de vegetação estão associados ás condições de relevo forte ondulado e montanhoso, os quais apresentam limitações de explorações agrícolas, o que favorece a preservação e conservação desta vegetação. As espécies mais freqüentes encontradas na caatinga são: marmeleiro (Cydonia oblonga Mill.), catingueira Caesalpinia pyramidalis Tul.), pereiro (Platycyamus regnellii Benth.), mororó (Bauhinia forficata Link.), quebra-faca (Croton conduplicatus Humb., Bonpl. & Kunth) e jurema preta (Mimosa hostilis Benth.). Ainda ocorrem com menor freqüência, craibeiras (Tabebuia caraiba Bur.), braúnas (Schinopsis brasiliensis Engler), aroeiras (Myracrodruon urundeuva Fr. All) e angicos (Anadenanthera sp.).
Palavras-chave: Caatinga, Tipologias, Semi-árido.