62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
DOENÇA DE CHAGAS: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES DE TRIATOMÍNEOS E O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE A INFECÇÃO CHAGÁSICA NA LOCALIDADE BOM FIM NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE- CE
Ana Cecília Chaves Mourão 1, 2
Romualdo Lunguinho Leite 1
1. Depto. de Ciências Biológicas, Fac. de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM
2. Profo Ms./ Orientador - Depto. de Ciências Biológicas - FAFIDAM
INTRODUÇÃO:

A doença de Chagas representa uma das mais importantes enfermidades parasitárias que afetam o homem na América Latina. A despeito dos recursos gastos em pesquisa e controle, a presença de triatomíneos vetores em casas da maioria das áreas endêmicas, ainda pode ser observada e o risco de transmissão desta tripanossomíase dentro da população humana permanece. Neste cerne, pretendeu-se fazer um levantamento das espécies de triatomíneos e investigar o conhecimento da população sobre a infecção chagásica, na localidade Bom Fim no município de Limoeiro do Norte - CE, a fim de determinar as taxas de infestação das espécies de triatomíneos nas habitações e relatar as medidas de controle vetorial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deste município. A importância desta pesquisa consiste em informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos dos triatomíneos próximos as residências, estabelecer medidas de controle no combate dos vetores, com a necessidade de um trabalho mais eficiente dos agentes de endemias em promover educação em saúde, mobilizando toda população das áreas de risco.

METODOLOGIA:

Foi realizada uma pesquisa no campo, no mês de outubro de 2009, numa amostragem de 20 moradores na localidade Bom Fim, com entrevista em forma de questionário, bem como coletadas informações e dados estatísticos junto a SMS. A captura dos triatomíneos foi feita pelos agentes de endemias no peridomicílio e domicílio das 190 residências da localidade, e encaminhados ao Laboratório Antônio Holanda para a identificação das espécies e posteriormente foram examinados quanto a presença do protozoário Trypanosoma cruzi, através dos exames parasitológicos nas fezes desses vetores.

RESULTADOS:

Através do estudo verificou-se que as espécies do Bom Fim foram identificadas como Triatoma pseudomaculata e Rhodnius nasutus, sendo a primeira espécie mais prevalente nesta localidade. Nas localidades trabalhadas pelos agentes de endemias no ano de 2009 no município de Limoeiro do Norte - CE foram identificas cinco espécies de triatomíneos de importância na saúde pública, sendo as mesmas do Estado do Ceará: Triatoma brasiliensis, Triatoma pseudomaculata, Panstrongylus megistus, Panstrongylus lutzi e Rhodnius nasutus. O conhecimento da população quanto a doença de Chagas mostrou-se insatisfatório, e as medidas de controle tomada pela SMS através do Programa de Controle de doença de Chagas (PCDCh), estão sendo trabalhados todos os anos, mas falta condições para visitar durante o ano as 194 localidades do município, devido a indisponibilidade de recursos provenientes dos órgãos de saúde pública para uma maior eficiência no trabalho e qualificação aos técnicos da vigilância epidemiológica.

CONCLUSÃO:

Na localidade Bom Fim, a espécie Triatoma pseudomaculata, foi a de maior prevalência. No município de Limoeiro do Norte predominou as espécies, Triatoma brasiliensis, Triatoma pseudomaculata e Rhodnius nasutus. A localidade pesquisada apresenta condições que favorecem aos triatomíneos abrigarem o peridomicílio e domicílio, devido as atividades desenvolvidas pela própria população (ação antrópica) que alteram a cobertura vegetal primária, associada as péssimas condições sócio-econômica e moradias precárias. Nesse sentido é de extrema necessidade a realização de campanhas de mobilização em educação em saúde a toda população da área rural, que por meio de simples medidas, poderiam eliminar os triatomíneos vetores.

Palavras-chave: Doença de Chagas, Triatomíneos, Controle vetorial.