62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
ECOLOGIA ENERGÉTICA E MODELOS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR
Edvaldo José de Oliveira 1
Danielle Cristine da Silva 1
Jessica Melanya Sisti de Paiva 1
1. Programa de Educação Tutorial - Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho apresenta mantém-se em uma linha de pesquisa acerca das fontes de energia limpa, desenvolvimento sustentável e modelos ecologicamente corretos de produção de energia. O que podemos notar é uma preocupação madura que visa não somente de maneira notoriamente equivocada tais novos meios, como também uma preocupação com a eficácia dos mesmos.

A revolução industrial, a utilização desordenada de combustíveis fósseis, a emissão de gases tóxicos na atmosfera, revela uma necessidade atual de se encontrar maneiras que não sejam simples paliativos para a produção de energia, mas que definitivamente dividam a carga de produção que hoje recai sobre as usinas hidrelétricas no Brasil.

O que percebemos através deste trabalho é uma real necessidade de se adquirir conhecimentos concisos e claros sobre a Energia Nuclear, suas formas de obtenção e seus impactos no meio ambiente e no cotidiano humano.

METODOLOGIA:

O estudo está delineado pela pesquisa de literatura sobre o disposto tema e avaliação de sua aplicabilidade bem como sua real contribuição na sociedade levando em consideração os riscos e os benefícios que tal modo de produção de energia pode apresentar.

Em um primeiro momento a coleta de dados deu-se de modo a colher todas as informações a respeito do tema proposto em artigos e publicações confiáveis levando em consideração desde o aspecto químico sobre o que acontece na reação como sua intervenção na ecologia energética

Já em uma segunda parte, foi possível definir e constatar onde se encontra o atual programa nuclear brasileiro suas expectativas de crescimento no mercado energético concomitante com os novos estudos e aplicações para a energia nuclear, não somente como fonte de energia mas também como papel importante na medicina, agricultura, alimentação e outros.

RESULTADOS:

Com os argumentos apresentados encontramos um quadro social altamente parcial em relação ao uso da energia nuclear e muito deste pessimismo dá-se devido a informação inconsistente em detrimento da verdade imparcial que mantém sua postura indelével porém de menor acesso a sociedade.

Listamos algumas vantagens e desvantagens da utilização da energia nuclear no presente trabalho tendo como algumas vantagens a utilização na exploração de petróleo onde fontes de nêutrons são utilizadas em processos para determinar o perfil do solo, enquanto outras podem auxiliar a distinguir, nesse processo, a quantidade de água, gás e óleo existentes no material extraído, facilitando e barateando o processo de exploração, temos também aplicações na alimentação onde a radiação gama elimina microrganismos patogênicos, como a Salmonella typhimurium. A irradiação de frutas, além de suprimir infestações indesejadas, eleva a vida útil do produto e aumenta o tempo para seu consumo, ao contrário da desinfecção com calor, que acelera o processo de amadurecimento.

Porém existem também algumas desvantagens como o custo por exemplo de geração da energia é mais cara quando comparada às demais fontes de energia, levando-se em conta a dificuldade de deposição de resíduos, área afetada entre outros eventos acessórios que não estão ligados efetivamente com a geração de energia, temos também o tempo de residência de radioatividade: uma vez que os resíduos produzidos emitem radiatividade durante muitos anos.

CONCLUSÃO:

Embasados por todas as inferências apresentadas, contextualizados pelo conhecimento concreto acerca da Energia Nuclear e sua forma de obtenção, vantagens e desvantagens, o que pudemos contemplar neste artigo foi uma certificação da necessidade do desenvolvimento científico e do conhecimento difundido a todos quanto queiram.

A Energia Nuclear trata-se de um bem paradoxal que possui como mesma fonte de geração a Energia elétrica e a bomba atômica e com certeza este é um fator preponderante para o zelo nas informações divulgadas, porém existe uma necessidade humana de se conhecer o que se usa e se possui.

Albert Einstein definiu a posse do conhecimento da seguinte forma "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" o que podemos perceber com a Energia Nuclear é que muito mais do que discursarmos contra ou a favor de tal tecnologia, seu uso e aplicações, devemos moldar e apoiar o estudo e o conhecimento pleno não somente da Energia Nuclear como de tantas outras formas de obtenção de energia que atualmente têm permeado nosso cotidiano.

Não nos cabe inviabilizar o progresso da ciência por tentativas frustradas aos olhos de pessoas mal intencionadas, nossas mentes já se abriram ao novo e aos benefícios das novas tecnologias energéticas, nosso próximo passo trata-se de analisar e administrar minuciosamente o que fazer com o grande potencial que temos em mãos, que não se trata simplesmente de Energia Nuclear, mas de capacidade de utilizar o meio ambiente para converter, em benefícios ainda maiores, o que por natureza ele nos concede.

Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial
Palavras-chave: Energia nuclear, Programa Nuclear Brasileiro, Fissão.