62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 5. Química de Macromoléculas
ATIVIDADES FARMACOLÓGICAS DE FUCANAS DAS ALGAS Sargassum filipendula E Dictyopteris delicatula
Gabriel Pereira Fidelis 1
Leandro Silva Costa 1
Kaline Dantas Magalhães 1
Mariana Santana Pereira Santos da Costa 1
Sara Lima Cordeiro 1
Hugo Alexandre de Oliveira Rocha 1
1. Depto. de Bioquímica, Centro de Biociencias, UFRN
INTRODUÇÃO:
Algas marinhas são organismos conhecidos por apresentar uma diversidade de biomoléculas com propriedades farmacológicas. Os polissacarídeos sulfatados (PS) são de longe os compostos de algas marinhas mais estudados, sendo atribuída a estes uma gama de propriedades biológicas, como: Atividade anticoagulante; antiinflamatória; antitumoral e antioxidante. Nas algas marrons os representantes desta classe de polímeros são as fucanas (heteropolimeros sulfatados constituído principalmente por L-fucose). Cada alga marrom sintetiza uma ou mais fucanas que lhes são inerentes e que apresentam atividades distintas de outras fucanas. Neste trabalho duas algas marrons (Sargassum filipendula e Dictyopteris delicatula) facilmente encontradas no litoral potiguar foram selecionadas para extração de PS e avaliação do potencial farmacológico destas no que diz respeito às atividades anticoagulante e antioxidante.
METODOLOGIA:
As algas D. delicatua e S. filipendula foram coletadas em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. Após a coleta, as algas foram lavadas, secadas e trituradas até a obtenção do pó de alga. O pó de alga foi submetido a processos químicos de extração (digestão proteolítica e fracionamento crescente por acetona) para a obtenção de diferentes frações polissacarídicas. As frações extraídas foram submetidas a análises químicas de dosagem de proteínas, açucares totais, sulfato e fenólicos totais. A presença de PS nas diferentes frações foi confirmada através de uma eletroforese em gel de agarose / tampão 1,3-diaminopropano acetado. Os PS foram submetidas aos ensaios anticoagulante de PT (tempo de protrombina) e aPTT (Tempo de tromboplastina parcialmente ativada), que avaliam a via extrínseca de coagulação (PT) e intrínseca (aPTT), respectivamente. A atividade antioxidante dos PS foi avaliada através do ensaio de Capacidade Antioxidante Total (CAT).
RESULTADOS:
A metodologia de extração de PS utilizada permitiu a obtenção de cinco frações polissacarídicas da alga S. filipendula (F0,5v; F0,7v; F1,0v; F1,5v e F2,0v) e seis frações da alga D. delicatula (F0,5v; F0,7v; F1,0v; F1,3v; F1,5v e F2,0v). A presença de PS em todas as frações foi confirmada através da eletroforese em gel de agarose. Todas as frações polissacaridicas apresentaram baixo teor de contaminação por proteínas e compostos fenólicos (menos de 1%). O percentual de açucares totais variou de 41,2% (F0,5v) a 66,2% (F2,0v) em S. filipendula e de 7,7% (F0,5v) a 61,7% (F1,0v) em D. delicatula. Por sua vez, o teor de sulfato variou de 3,4% (F0,5v) a 5,9% (F2,0v) e de 14,1 (F0,5v) a 26,0% (F2,0v) para as algas S. filipendula e D. delicatula, respectivamente. Para o teste de PT, nenhum polissacarídeo apresentou atividade anticoagulante em todas as condições testadas. Já para o teste de aPTT todas as frações da alga D. delicatula apresentaram atividade, com destaque para a fração F1,3v, enquanto as de S. filipendula não apresentaram atividade. No ensaio antioxidante, todas as frações das algas estudadas apresentaram atividade. As frações F1,0v de D. delicatula e F1,0v de S. filipendula apresentaram maior potencial antioxidante com 37,3 e 90,7 equivalentes de acido ascórbico.
CONCLUSÃO:
Todas as frações obtidas com acetona se mostraram constituídas por polissacarídeos sulfatados; Apenas os polissacarideos sulfatados de D. delicatula apresentam atividade anticoagulante para o teste de aPTT, indicando que esses polissacarídeos anticoagulantes possuem seu(s) sítio(s) de ação localizados na via intrínseca da coagulação. As frações F1,0v das algas D. delicatula e S.filipendula apresentaram excelente potencial antioxidante para o ensaio de CAT. Os polissacarídeos sulfatados das algas marrons D. delicatula e S. filipendula apresentam potencial de uso em terapias anticoagulante e/ou antioxidante e estudos futuros confirmarão esta hipótese.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Atividade antioxidante e anticoagulante, Polissacarídeos sulfatados, Algas marrons.