62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR: ENTRE A VOCAÇÃO E A DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO
Patrícia Irene dos Santos 1
Laêda Bezerra Machado 2
1. Programa de Pós Graduação em Educação - UFPE
2. Prof.ª Dr.ª/Orientadora - Programa de Pós Graduação em Educação/UFPE
INTRODUÇÃO:

As discussões em torno da profissionalização apontam para a natureza complexa da profissão docente e necessidade de compreendê-la em suas características próprias, a partir da análise da atividade concreta dos professores em seus contextos cotidianos de atuação. Trata-se de um recorte dos resultados da investigação que desenvolvemos no município do Jaboatão dos Guararapes-PE, cujo objeto de estudo focaliza as representações sociais de professoras sobre a própria profissão. Elegemos a Teoria das Representações Sociais - TRS, tal como proposta por Moscovici (1978; 2003) e complementada por Jodelet (2001), como referencial teórico por se tratar de uma abordagem que evidencia os estudos dos fenômenos sociais que circulam e orientam as ações dos grupos, constituindo-se como pertinente para compreender os sentidos atribuídos pelos professores ao ser docente, e com seu viés psicossociológico, propicia uma melhor compreensão da natureza simbólica dos fenômenos sociais. Nosso objetivo foi analisar as representações sociais do 'ser docente' entre os professores e suas implicações para o exercício da profissão. Trata-se de um estudo relevante, uma vez que seus resultados sinalizam subsídios para as políticas públicas de modo a garantir a valorização e reconhecimento social do docente.

METODOLOGIA:

Adotamos a abordagem qualitativa aliada à Teoria das Representações Sociais. Esta abordagem se propõe a abarcar o sistema de relações que constrói o modo de conhecimento exterior ao sujeito, mas também as representações sociais que traduzem o mundo dos significados (MINAYO, 2000). O campo empírico da nossa pesquisa foram escolas públicas que compõem a Regional 02 - Cavaleiro, do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Os participantes da pesquisa foram 20 professoras efetivas que atuam na rede nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como procedimento de coleta adotamos a entrevista semi-estruturada com todas as participantes e o desenvolvimento de um texto narrativo, baseado na história de vida profissional com um subgrupo das entrevistadas. Para a análise dos dados o recurso empregado foi a Análise de Conteúdo, considerando que essa técnica permite acessar as opiniões, crenças, informações, imagens e atitudes contidas nos discursos dos sujeitos (BARDIN, 2002), no nosso caso as representações sociais do 'ser docente' entre os professores e suas implicações para o exercício da profissão. O período de trabalho de campo ocorreu entre abril e junho de 2009.

RESULTADOS:

Dos depoimentos das professoras emergiram três grandes categorias que nos ajudaram a desvelar o fenômeno investigado: 'elementos relacionados ao significado do ser professor'; 'elementos associados ao exercício da profissão' e 'elementos associados aos desafios da profissão'. Lembrando que essas categorias compõem um todo estruturado, isto é, não foram discutidas de forma isolada, mas numa perspectiva integradora, visto serem interdependentes. Para este resumo nos deteremos na última, visto que os discursos nos revelaram os aspectos contraditórios que permeiam a profissão e a prática docente. A maioria das professoras evidenciou representações do 'ser professor' centradas numa dimensão vocacional, porém indicaram elementos que estariam contribuindo para a desvalorização da profissão, como: falta de reconhecimento da profissão aliado aos baixos salários; o tempo, no que diz respeito aos vários vínculos assumidos que, por sua vez, interferem na falta de tempo para planejamento; a autonomia e relações de poder e precariedade nas condições de trabalho. As professoras admitem assumir funções ligadas a maternagem e consideram que esses fatores acabam afetando sua identidade profissional.

CONCLUSÃO:

Nossos resultados evidenciaram que o sentido atribuído pelas professoras ao exercício e à própria profissão é complexo e permeado por diferentes elementos de suas subjetividades, reações e expectativas dos outros para com o seu trabalho. O apelo à vocação marca as representações sociais do ser professor, no entanto, outros elementos como a falta de reconhecimento, enfrentamento de várias jornadas de trabalho, baixos salários, crise de autoridade, entre outros, ganham destaque como elementos que circulam essa representação. Em suma, o professor é um profissional desvalorizado socialmente. Os resultados da pesquisa são mais um alerta para as políticas públicas de modo que elas procurem resgatar a valorização e reconhecimento social do docente.

Palavras-chave: Representações Sociais, Profissão, Professor.