62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
A CIRCILAÇÃO E A TRAJETÓRIA DO ROMANCE NA SOCIEDADE BELENENSE OITOCENTISTA
Alan Victor Flor da Silva 1
Germana Maria Araújo Sales 2
1. Universidade Federal do Pará - UFPA
2. Profa. Dra./Orientadora - Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:

Este trabalho objetiva realizar a análise dos anúncios de livros dos periódicos que circularam pela cidade de Belém, no Estado do Pará, a partir da segunda metade do século XIX, precisamente na década de 1870. A escolha desse período justifica-se pela efervescência cultural, proporcionada pelos excedentes dos ciclos da borracha, os quais ocasionaram uma complexidade na paisagem urbana, social e cultural da época, que desenhou um quadro de progresso citadino e intelectivo da cidade de Belém, acompanhado por uma intensa produção jornalística. Dessa maneira, as páginas dos jornais abriram espaço para exposição e para leitura de textos literários produzidos pelos homens das letras no Pará. Além disso, nas seções de compra e venda de produtos, era comum encontrar anúncios de livros, os quais permitem ao pesquisador contemporâneo deparar-se com dados de grande valor para compreender o processo de circulação da leitura na capital paraense. Com a realização da análise desses anúncios, intenciona-se saber por quais obras a população belenense oitocentista tinha mais predileção e verificar quais os autores mais populares daquele período e as suas nacionalidades a fim de traçar um panorama da história da leitura na cidade de Belém da década de 1870.

METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento deste estudo, foram utilizados como materiais os rolos de microfilme dos periódicos contidos no corpus desta pesquisa: A Província do Pará (1876-1879), Diário de Belém (1870-1879) e A Regeneração (1873-1876), que circularam por Belém na segunda metade do século XIX, precisamente na década de 1870. Esses rolos encontram-se disponíveis na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), no setor de microfilmagem. Além disso, foram consultados e lidos alguns livros e artigos relacionados à História da Leitura no Brasil para auxiliar no tratamento e na análise dos dados compilados. Quanto à metodologia adotada, foram realizadas a catalogação do material pesquisado, a digitação das informações catalogadas, a análise do corpus selecionado, a realização de pesquisa bibliográfica e a seleção dos dados mais relevantes para a pesquisa.

RESULTADOS:

A partir da análise dos anúncios de livros dos jornais oitocentistas belenenses, é possível tirar algumas conclusões a respeito da formação da leitura na cidade de Belém da década de 1870. Percebe-se que a população belenense tinha predileção por obras e por autores estrangeiros. De acordo com os dados obtidos, aproximadamente 61,75% das prosas de ficção encontradas eram de origem estrangeira: 21% de obras francesas; 19,75% de obras portuguesas e 17% de obras espanholas. Aproximadamente 7,75% podem ser consideradas brasileiras. 17% não tinham autoria e 17,5% eram de autores desconhecidos. Quanto aos autores, as obras de autores franceses foram as mais difundidas pelos jornais da época: aproximadamente 32,75%. 14,75% eram brasileiros; 13,75% eram portugueses; 3,25% eram espanhóis e 36% eram autores desconhecidos. Apesar da aparente preferência por autores franceses, vale considerar que o autor mais apresentado entre os anúncios na década de 1870 foi Enrique Perez Escrich, um popular romancista e dramaturgo espanhol nascido em Valência. O grande número de suas obras noticiadas nos periódicos que compõem o corpus desta pesquisa demonstra que o autor fazia muito sucesso na capital paraense do século XIX. Das 24 obras espanholas encontradas, 23 são de sua autoria.

CONCLUSÃO:

Verifica-se que a população belenense oitocentista tinha um grande apreço por obras estrangeiras, principalmente as francesas e as portuguesas. Essa preferência por obras francesas pode ser justificada pela forte influência que a cultura francesa exercia sobre a população belenense do século XIX. Nessa época, Belém encontrava-se no auge de um período que ficou conhecido como Belle Époque. Essa expressão designa a influência cultural, arquitetônica, intelectual e artística francesa na cidade de Belém e na mentalidade da população elitista da capital paraense. A predileção por obras portuguesas, por sua vez, pode ser justificada pela maior parte dos livreiros que residiam na cidade serem de origem portuguesa. Além disso, como as obras portuguesas não necessitavam de gastos com tradução, era possível vendê-las por preços mais acessíveis. As obras nacionais não tiveram a mesma visibilidade que as estrangeiras nos anúncios encontrados nos periódicos belenenses oitocentistas. Apenas 7,75% das obras encontradas foram, comprovadamente, escritas por autores brasileiros. O período selecionado para a coleta do corpus - a década de 1870 - coincide com o período literário Romântico. Por essa razão, todos os autores mencionados nos anúncios são representantes do Romantismo Brasileiro.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Periódicos oitocentistas, Trajetória do romance, Anúncios de livros.